Emater firma 10 Termos de Cooperação Técnica de ATER com municípios alagoanos em maio
Parceria entre o Instituto e as prefeituras prevê serviços de assistência técnica e extensão rural
O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) firmou 10 novos Termos de Cooperação Técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com municípios alagoanos no mês de maio. Dentre eles, estão as cidades de Belém, Capela, Cajueiro, Minador do Negrão, Monteirópolis, Major Isidoro, São Miguel dos Campos e Palestina.
“É necessário implantar políticas públicas voltadas para o setor rural, que contribuam para o desenvolvimento do município, assim focando na organização e o desenvolvimento das comunidades rurais, utilizando do associativismo em todas as suas formas”, explicou o assessor de planejamento e qualidade, Roncalli Araújo.
A parceria entre o Instituto e as prefeituras elabora um planejamento estratégico de ATER, de acordo com a demanda de cada município, para a capacitação dos agricultores familiares.
Entre as atividades, está a habilitação para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mais conhecida como DAP, que é o documento de identificação do agricultor familiar.
Este documento pode ser adquirido por agricultores familiares, na figura de pessoas físicas, como também por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias.
“É necessário dinamizar e capacitar o setor rural, aproveitando adequadamente as potencialidades de cada município. A ideia é buscar a autossuficiência na produção de alimentos e a geração de excedentes comercializáveis”, finalizou o presidente da Emater, João Paulo.
Últimas notícias
Polícia prende homem acusado de furtar equipamentos de internet em mais de 20 cidades de Alagoas
Alexandre Ayres completa três anos de mandato com foco em saúde e inclusão social em Alagoas
Hemoal abre em horário especial para doação de sangue durante o Carnaval; confira!
TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Toffoli manda PF enviar a ele perícia de celular de Vorcaro
Homem que responde por tráfico é autuado por crime ambiental em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
