Geral

Como deixar sua cozinha limpa por mais tempo

Confira algumas dicas de como manter a cozinha de sua casa mais limpa por mais tempo

Por Webfoco.com 12/06/2021 15h03 - Atualizado em 12/06/2021 17h05
Como deixar sua cozinha limpa por mais tempo
Como deixar sua cozinha limpa por mais tempo - Foto: Reprodução/Internet

Antes da quarentena, em tempos de rotinas normais, as pessoas almoçavam perto do local de trabalho e às vezes levavam um café da manhã para comer na empresa. Porém, com o isolamento social, as pessoas agora têm a possibilidade de cozinhar o que querem em casa enquanto trabalham no home office, seja almoço, janta ou um lanchinho da tarde.

Por conta disso, é evidente que a cozinha acaba sendo mais utilizada e ficando mais suja. Ao cozinhar, é comum que sujeiras como farelos, grãos, sementes e molhos fiquem espalhados pelo balcão e pia da cozinha. Algumas embalagens de comidas e bebidas também acabam ficando espalhadas pela cozinha. Além disso, a louça é muito mais usada e acaba ficando acumulada na pia.

Confira dicas de limpeza e saiba como deixar a cozinha limpa por mais tempo.

Tente lavar a louça após cada refeição

Antes da quarentena, era comum a pessoa sair para trabalhar e deixar um copo sujo de café na pia ou um prato que usou para comer um pão. A louça não se acumulava muito, porque o almoço e o café da tarde eram consumidos fora de casa, seja no local de trabalho ou nos arredores. Porém, ao passar todos os dias em casa e consumindo todas as refeições, é comum que a louça acumule.

Alguns alimentos acabam deixando mais sujeiras do que outros, principalmente aqueles que acabam soltando farelo, como um biscoito recheado ou uma bolacha do tipo waffer, por exemplo. Limpar a mesa e o chão da cozinha, tirando os farelos e restos de comida, é tão essencial quanto lavar as louças com uma maior frequência.

A melhor forma de evitar que a louça fique acumulada é a lavando com mais frequência. Por isso, assim que terminar cada refeição, seja um café da manhã, almoço ou jantar, lembre-se de limpar os copos, talheres, tigelas e pratos que usou para comer. Lavando um pouco de cada vez logo após realizar a refeição, a pia ficará mais limpa e vazia, pronto para receber a próxima leva de louças.

Esvazie o escorredor antes de lavar a louça novamente


Ao criar uma rotina regular de lavagem das louças, é normal que o escorredor acabe ficando cheio de pratos, copos e talheres. Por isso, antes de lavar a próxima leva de louças, lembre-se de esvaziar o escorredor e guardar as louças que já foram lavadas.

Alguns tipos de comida mais “grudentas” como leite condensado e molhos acabam deixando os pratos e os talheres mais sujos, por ficarem presos às superfícies. Por isso, tenha uma atenção especial na hora de lavar as louças que foram usadas para estes tipos de alimentos, porque é capaz de algumas sujeiras ficarem nos utensílios de cozinha.

Lave utensílios maiores primeiro


Lavar copos e talheres é uma tarefa muito mais fácil do que lavar uma panela que foi usada para cozinhar um macarrão com molho de tomate, por exemplo. Na hora de lavar a louça, dê preferência aos utensílios que sejam maiores, como panelas, frigideiras e travessas. Ao limpar estes itens grandes primeiro, você libera um espaço maior na pia para poder continuar lavando a louça.

As frigideiras, geralmente, acumulam gordura e resíduos de alimentos que ficam grudados na superfície. Ao fritar um ovo, por exemplo, é comum que partes da clara e da gema fiquem presas na frigideira, além do óleo usado para fritar. Tente lavar as frigideiras primeiro, porque além de liberar o resto espaço da pia, você garante que elas estarão prontas para a próxima vez que for utilizá-las.

Use potes para guardar os itens de cozinha


Para cozinhar, é necessário muito mais do que uma panela e um pouco de comida. Espátulas, colheres, facas, copos, escumadeiras e conchas sempre acabam sendo utilizados para os mais variados pratos, além dos temperos e óleos. Por isso, para evitar que a cozinha fique acumulada com essas coisas, tente ter potes e bandejas para guardá-las e manter a bancada mais limpa.

Setorize a sua cozinha


Uma das melhores formas de manter uma cozinha limpa e organizada é dividi-la quanto às etapas de trabalho. Separe uma parte da bancada para os produtos de limpeza (de preferência próxima à pia), outra para preparar os alimentos, outra para cozinhar os alimentos e um local de armazenamento dos utensílios de cozinha.