Santoro vê grande probabilidade de perda caso ICMS seja invalidado pelo STF
Secretário da Fazenda de Alagoas deu entrevista ao site Valor Econômico
Em entrevista ao site Valor Econômico, o secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, disse que vê grande probabilidade de perda, caso o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), sobre o fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação, seja invalidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A pauta do Plenário Virtual do STF é sobre a validade de alíquotas diferenciadas do ICMS. Essa discussão é considerada pelos Estados como uma "bomba fiscal", que tem um custo estimado em quase R$ 27 bilhões ao ano.
Santoro contou que os segmentos avaliados representam mais da metade da arrecadação de Alagoas. “Se o STF decidir contrário, ou os Estados perdem uma arrecadação muito grande ou vão ter que mudar as alíquotas por lei e elevar a carga tributária. Isso só piora o problema”.
De acordo com o secretário, essa discussão reforça que é necessário avançar na reforma tributária completa, que está em tramitação no Congresso. "Os Estados têm clareza de que não dá mais para deixar o ICMS do jeito que está, ele foi construído em outra época. Talvez hoje o maior problema de transações econômicas no Brasil é o ICMS".
Santoro ainda disse que, caso isso de fato ocorra, as compensações serão "inescapáveis".
STF excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins em 2017
Em um julgamento realizado em 2017, os ministros entenderam que a parcela do ICMS não configura faturamento, algo que é a base de cálculo do PIS e da Cofins.
Eles consideraram que o imposto estadual não é uma receita própria das empresas, mas sim uma quantia repassada às unidades federativas. Com isso, a União não poderia exigir as contribuições sociais com o faturamento “inflado” pelo ICMS.
Últimas notícias
Leonardo Dias critica abandono de patinetes em Maceió e cobra ordenamento
Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão em Delmiro Gouveia
Recapturado foragido que matou estudante de enfermagem ao dirigir embriagado em Arapiraca
Ministério Público recomenda que PMAL não prenda usuários com até 40g de maconha
Rafael Brito defende fim da escala 6x1 e destaca expectativa para votação
Governo de Alagoas conclui saldo residual da segunda parcela dos precatórios do Fundef
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
