É falso que ambulâncias tenham sido abandonadas em Salvador
Vídeo gravado em 2020 é compartilhado com informação inverídica
Circula em grupos do WhatsApp um vídeo gravado por um homem que acusa o Governo da Bahia de manter ambulâncias abandonadas em um pátio em Salvador. A informação é falsa. O site de checagens de informações do governo estadual já desmentiu o boato, que é compartilhado desde de 2020.
Ernando Peixoto, como se identifica, afirma no vídeo que o objetivo de manter as ambulâncias paradas seria de utilizar como propaganda política. “Olha quantas ambulâncias paradas e vocês pais de família morrendo no interior. O presidente mandou e eles querem fazer política com as ambulâncias na época da política. O PT tá acabando com a Bahia”, se expressa indignado.
As informações são falsas. Por meio da assessoria, o Governo da Bahia informou que o vídeo foi divulgado em julho de 2020. O site Bahia contra o Fake, do governo estadual, desmentiu a acusação na época. “Ao contrário do que afirma o autor da fake news, os veículos não estão abandonados e serão destinados a municípios do interior”, informou.
O Governo esclareceu que os veículos estacionados no pátio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, foram encaminhados após vistoria e emplacamento.
“Na verdade, a rápida permanência das ambulâncias no CAB ocorre para que os veículos sejam vistoriados, emplacados e regularizados. Imediatamente após esse processo, eles são liberados para suas cidades de destino”, disse a assessoria.
As 48 ambulâncias foram entregues pelo Governo do Estado às prefeituras no dia 28 de julho. O governador Rui Costa chegou a declarar que os recursos utilizados para compra das ambulâncias foram obtidos por meio de emendas parlamentares, um investimento de R$ 2,8 milhões de reais.
Últimas notícias
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
Homenagem a Douglas Apratto marca abertura da Bienal do Livro 2025 no estande da Eduneal
Motociclista morre ao ser atingido por carro na AL-110 em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
