Padroeiro dos pescadores, São Pedro é celebrado em paróquia da orla lagunar na capital
A manhã de hoje foi marcada por uma missa com pescadores. Confira a programação do dia
Respeitando as regras de distanciamento social impostas pelo governo estadual devido à pandemia de Covid-19, fiéis se reúnem nesta terça-feira (29) na Paróquia São Pedro Pescador — localizada na orla lagunar de Maceió — para celebrar São Pedro. A Paróquia organizou uma programação especial para comemorar a data, que iniciou às 6h com uma missa com pescadores da região.
O 7Segundos conversou com o padre Adriano Vieira — pároco e administrador da Paróquia. Ele falou sobre a importância da data para a comunidade católica. “Data muito significativa porque Pedro é o primeiro apóstolo, mas hoje também é dia de São Paulo, na igreja latina é celebrado dia 29, no Brasil, por uma questão pastoral ele é sempre colocado em um domingo próximo”, explicou.
A Paróquia localizada próximo à colônia dos pescadores, no Vergel, existe há 29 anos. “Tudo significativo da pesca, porque Pedro também foi pescador de peixe. O chamado de Pedro, nosso senhor disse 'Pedro, tu deixará de ser pescador de peixe para se tornar pescador de homens”, disse o pároco.
Ano passado, devido as medidas mais rígidas no combate à pandemia, as missas foram celebradas com as portas fechadas. “É uma festa muito grande, onde tínhamos e vamos ter no próximo ano a procissão fluvial por dentro da lagoa Mundaú e também a terrestre. Esse ano, como estamos na pandemia, não podemos aglomerar, pois temos que dar o exemplo de fé”, contou Adriano.

Padre Adriano Vieira - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos
Para celebrar a data, a Paróquia São Pedro preparou uma programação especial com quatro missas, que acontecem das 6h às 19h. As celebrações serão transmitidas através das redes sociais da paróquia e terá a presença de fiéis, reduzido a 30% da capacidade total da igreja. A Paróquia suspendeu a famosa carreata/procissão, devido às restrições da pandemia do novo coronavírus.
“A fé a São Pedro não deve ser uma fé externa, mas uma fé interna. Como não vamos ter procissão, é bom celebrar também na igreja, pra ser igreja. A fé externa fica muito aquém, é uma questão associada fora da igreja, mas uma fé associada em Pedro se constitui uma unidade. Por isso, nós somos uma igreja una, santa e católica. Dentro desse contexto, a gente visa honrar e louvar a São Pedro”, deixa como mensagem aos fiéis, no período de pandemia.
Confira a programação desta terça-feira (29):
06h – Missa com os Pescadores;
09h – Missa Festiva;
17h – Missa com a Primeira Eucaristia de quatro jovens e;
19h – Missa Solene, encerrando o novenário com a bênção do Santíssimo Sacramento.
Últimas notícias
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
