Agricultura

Emater e Banco do Nordeste firmam parceria inédita para execução do Crédito Rural

Convênio ocorre pela primeira vez depois de quase 10 anos de criação do Instituto

Por Ascom Emater 05/07/2021 14h02
Emater e Banco do Nordeste firmam parceria inédita para execução do Crédito Rural
Emater e Banco do Nordeste firmam parceria inédita para execução do Crédito Rural - Foto: Ascom Emater

Pela primeira vez, depois de quase 10 anos de criação, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e o Banco do Nordeste firmam uma parceria inédita para a execução do Crédito Rural, que vai ser elaborado pela instituição financeira. A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica ocorre na sexta-feira, dia 9 de junho, às 10h, na própria sede da Emater.

Além de executar o projeto, o objetivo do convênio é aumentar o número de agricultores familiares atendidos pela Emater, beneficiando os produtores dos 83 municípios nos quais o Instituto está presente, e trazer melhorias na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A pretensão é atender 200 agricultores até o final do ano.

“Nós vamos adequar a destinação do financiamento às reais necessidades dos agricultores familiares, para que consigam um crédito sustentável, contribuindo assim com a compatibilização das ações com as políticas governamentais de apoio à agricultura”, explicou a superintendente de Operações Técnicas do Instituto, Rita de Cássia.

Por meio desta parceria, o assessor do Agroamigo, programa do Banco do Nordeste, vai elaborar os projetos de crédito, enquanto que os técnicos da Emater ficarão responsáveis por oferecer os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER).

“É de suma importância que a Emater consiga evoluir mais ainda no atendimento a quem está na outra ponta, o agricultor familiar, que vai usufruir dos nossos programas. Todos os termos de cooperação que firmamos são com esse intuito, sempre pensando no melhor para o produtor alagoano”, ressaltou o presidente da Emater, João Paulo.

Neste acordo também compete à Emater montar as propostas de financiamento; divulgar as linhas de crédito oferecidas; informar aos beneficiários os procedimentos e documentos necessários para a concessão da verba; contribuir e auxiliar na negociação das dívidas dos inadimplentes; além de fazer o acompanhamento sistemático dos empreendimentos rurais familiares.

SERVIÇO: Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Emater e Banco do Nordeste;
Data e hora: sexta-feira, dia 9 de julho, às 10h;
Local: Sede Emater, Rua Sá e Albuquerque, 502 - Jaraguá.