Emater e Banco do Nordeste firmam parceria inédita para execução do Crédito Rural
Convênio ocorre pela primeira vez depois de quase 10 anos de criação do Instituto
Pela primeira vez, depois de quase 10 anos de criação, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e o Banco do Nordeste firmam uma parceria inédita para a execução do Crédito Rural, que vai ser elaborado pela instituição financeira. A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica ocorre na sexta-feira, dia 9 de junho, às 10h, na própria sede da Emater.
Além de executar o projeto, o objetivo do convênio é aumentar o número de agricultores familiares atendidos pela Emater, beneficiando os produtores dos 83 municípios nos quais o Instituto está presente, e trazer melhorias na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A pretensão é atender 200 agricultores até o final do ano.
“Nós vamos adequar a destinação do financiamento às reais necessidades dos agricultores familiares, para que consigam um crédito sustentável, contribuindo assim com a compatibilização das ações com as políticas governamentais de apoio à agricultura”, explicou a superintendente de Operações Técnicas do Instituto, Rita de Cássia.
Por meio desta parceria, o assessor do Agroamigo, programa do Banco do Nordeste, vai elaborar os projetos de crédito, enquanto que os técnicos da Emater ficarão responsáveis por oferecer os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER).
“É de suma importância que a Emater consiga evoluir mais ainda no atendimento a quem está na outra ponta, o agricultor familiar, que vai usufruir dos nossos programas. Todos os termos de cooperação que firmamos são com esse intuito, sempre pensando no melhor para o produtor alagoano”, ressaltou o presidente da Emater, João Paulo.
Neste acordo também compete à Emater montar as propostas de financiamento; divulgar as linhas de crédito oferecidas; informar aos beneficiários os procedimentos e documentos necessários para a concessão da verba; contribuir e auxiliar na negociação das dívidas dos inadimplentes; além de fazer o acompanhamento sistemático dos empreendimentos rurais familiares.
SERVIÇO: Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Emater e Banco do Nordeste;
Data e hora: sexta-feira, dia 9 de julho, às 10h;
Local: Sede Emater, Rua Sá e Albuquerque, 502 - Jaraguá.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
