Segurança

Ronda no Bairro mantém índice zero de roubo a transporte coletivo

Ao longo de 2020 e o primeiro semestre de 2021 não houve registro deste tipo de crime nos territórios de atuação do Programa

Por Agência Alagoas 07/07/2021 14h02
Ronda no Bairro mantém índice zero de roubo a transporte coletivo
Ronda no Bairro mantém índice zero de roubo a transporte coletivo - Foto: Agência Alagoas

A psicóloga Mariana Verçosa, 28, costuma fazer o trajeto de ônibus entre o bairro do Jacintinho e a orla de Maceió. Ela afirma nunca ter sofrido assalto durante a pandemia da Covid-19 ao utilizar o transporte coletivo. “Pela cidade, utilizando o ônibus, de três a quatro vezes na semana, a impressão que eu tenho é de segurança sim”, destaca.

A sensação de segurança relatada pela psicóloga é um reflexo do trabalho desenvolvido pelo Ronda no Bairro que resulta na manutenção da redução de 100% do crime de roubo ao transporte coletivo na cidade de Maceió, nos territórios de atuação do Programa (Jacintinho, Centro e Orla de Maceió), entre o ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Só para se ter uma ideia, durante um ano e meio, não houve nenhum registro de ocorrência deste tipo de crime, de acordo com os dados extraídos da Central de Atendimentos e Despachos, da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).

O assalto a coletivos se enquadra nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) e desde o surgimento, o PRB vem contribuindo significativamente junto à Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Estado da Prevenção Contra a Violência (Seprev), em um trabalho conjunto, para a diminuição dos índices criminais nas localidades em que atua.

Proximidade

O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, destaca que o sucesso na diminuição da criminalidade se dá por meio da integração do Programa com as forças de segurança pública do Estado. “O Programa Ronda do Bairro como parte das forças de segurança nos seus territórios tem implementado ações voltadas para as abordagens no transporte coletivo, juntamente com o Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), por exemplo”, afirma.

“Mas, não é só isso, a filosofia de trabalho do Ronda visa o policiamento de proximidade. Isso que dizer que no dia a dia desempenhamos atividades diferenciadas da forma mais conhecida de se fazer segurança, que é o policiamento ostensivo. Ao quebrarmos esse paradigma, junto a população, estamos mudando a mentalidade das pessoas, criando laços de confiança e avançando no combate à violência”, ressalta.

Ainda de acordo com ele, com três anos de atuação, os dados estatísticos comprovam o empenho do Ronda no Bairro. “Antes do lançamento do Ronda no Bairro, o índice de roubo a coletivos era muito alto”, relembra

Mais redução

Além da redução do crime de roubo ao transporte público, também houve um menor registro de outros índices como roubo a transeuntes (assaltos), comércio e roubo/furto de veículos, no período entre janeiro e junho de 2021. Só foram registradas 5 ocorrências de roubo a veículos, 13 de roubo a transeuntes e uma ocorrência de roubo a comércio no primeiro semestre deste ano.