Economia

Renan Filho se reúne com Procurador de Justiça para discutir suplementação e reajuste no orçamento do MPAL para 2022

Ambas suplementações foram asseguradas por Renan Filho

Por 7Segundos com Assessoria 07/07/2021 19h07
Renan Filho se reúne com Procurador de Justiça para discutir suplementação e reajuste no orçamento do MPAL para 2022
Reunião - Foto: Assessoria

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, esteve, na tarde desta quarta-feira (7), reunido com o governador Renan Filho para tratar das suplementações orçamentárias para este ano e para reivindicar reajuste no orçamento 2022 do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Na mesma ocasião, o presidente do Associação do Ministério Público (Ampal), Flávio Costa, e o diretor financeiro da entidade, Roberto Salomão do Nascimento, comunicaram ao chefe do Poder Executivo que ele será agraciado com a mais alta honraria concedida pela entidade de classe.

No encontro, que ocorreu no Palácio República dos Palmares, Márcio Roberto Tenório lembrou ao governador que a instituição aguarda duas importantes suplementações no orçamento ainda para 2021: “A primeira trará os recursos para construirmos as sedes das Promotorias de Justiça de Penedo, Atalaia e Murici e para o prédio do nosso arquivo público, e, a segunda, servirá para fazermos frente as despesas de compromissos institucionais assumidos anteriormente para execução este ano, bem como para a implantação de melhorias para membros e servidores”, informou o chefe do MPAL.

Ambas suplementações foram asseguradas por Renan Filho.

Orçamento para 2022

O segundo ponto de pauta tratou de recursos financeiros para o próximo ano. Márcio Roberto Tenório reforçou que o MPAL está com orçamento congelado há três anos, o que tem dificultado algumas ações que a atual gestão gostaria de executar. “Por exemplo, nós queremos contratar pessoal, que são os candidatos aprovados no nosso último concurso público para servidores. Além disso, pretendemos fazer novos investimentos em estrutura física e em equipamentos, no entanto, para que possamos dar início a isso tudo, precisaremos de reforço orçamentário”, explicou ele.

Renan Filho, após ouvir o pleito do chefe do MPAL, disse que vai discutir com sua equipe técnica sobre essa possibilidade, concentrando esforços para que o orçamento do Ministério Público possa ser reajustado para o ano de 2022. “Estamos assumindo o compromisso de analisar com atenção esse pleito porque o Governo de Alagoas tem imenso respeito pelo MPAL”, afirmou o governador.

Atualmente, o Ministério Público tem orçamento anual de R$ 173 milhões.

Homenagem da Ampal

Na mesma ocasião, o presidente da Ampal, Flávio Costa, comunicou ao governador Renan Filho que ele será agraciado com a comenda Antero Medeiros, a mais alta honraria concedida pela Associação do Ministério Público. “Na verdade, a honra é nossa em poder fazer essa homenagem ao gestor maior do nosso estado. E ela vai acontecer justamente porque a Ampal reconhece o grande trabalho que o governador tem feito em prol do desenvolvimento de Alagoas”, disse.

“Também é uma forma de reconhecermos a atuação da gestão do governador Renan Filho no combate à pandemia da Covid-19”, acrescentou Roberto Salomão do Nascimento.

Renan Filho agradeceu a homenagem: “Ficarei muito honrado em receber tão nobre comenda. Desde já agradeço a escolha do meu nome e externo à Ampal e ao Ministério Público o meu sentimento de felicidade”, comentou o governador.