Pontos de vacinação testam para hepatites virais a partir de sábado (10)
Atividades fazem parte do mês de prevenção e diagnóstico

Dando continuidade às ações do Julho Amarelo, mês dedicado à prevenção das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, a partir do próximo sábado (10), testagens rápidas contra HIV, sífilis e hepatites virais em alguns pontos de vacinação contra a Covid-19. As atividades são coordenadas pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais do Município.
Nos dias 10 e 24 de julho, as testagens ocorrem nos pontos fixos do Papódromo (Vergel do Lago) e no Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). Já nos dias 17 e 31 de julho, é a vez da Praça Osman Loureiro (Clima Bom) e do Pátio Shopping (Benedito Bentes). As ações funcionam das 8h30 às 16h.
Segundo Gessyca Melo, gerente de IST/Aids e Hepatites de Maceió, os resultados dos testes saem poucos minutos após sua realização. “Em caso positivo para HIV e hepatites, os pacientes são encaminhados para o Bloco I do Pam Salgadinho, para o Hospital Universitário ou para o Hospital Escola Hélvio Auto para que seja iniciado o tratamento adequado. Já nos casos de sífilis, os usuários são encaminhados para as Unidades Básicas”, afirma a servidora.
As ações desse mês visam despertar na população a importância da prevenção para as hepatites. “Em muitos casos, as hepatites são assintomáticas, com manifestação de tosse, febre, e muitas pessoas acabam não procurando as unidades de saúde. Por isso, a importância do diagnóstico precoce através da conscientização e oferta ampliada de testes rápidos”, explica Gessyca Melo.
Prevenção
A melhor forma de prevenção são os cuidados para não se expor a situações de risco como relações sexuais sem preservativo, quando for a manicure ou dentista se certificar de que aquele material utilizado pelos profissionais foi esterilizado em autoclave, verificar se as condições clínicas estão adequadas, entre outros cuidados que podem evitar a infecção por hepatite B e C, uma das mais comuns.
Últimas notícias

Em Murici, Sede de Aprender Brasil constata melhorias em algumas escolas; novas inconformidades serão alvo de recomendação do MPAL

Deputado Fabio Costa critica governo de Alagoas por uso de tropa contra protesto de policiais civis

Chacina na zona rural de Estrela de Alagoas faz, pelo menos, cinco vítimas

Falta de energia afeta abastecimento de Tatuamunha em Porto de Pedras

Arthur Lira vendeu gado a presidente do União Brasil antes de fechar acordo sobre federação

Prefeito de Maragogi fortalece busca por inovação em visita técnica a Cairu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
