Saúde

Trotes recebidos pelo Samu Alagoas caem mais de 16%

A supervisora do Samu Alagoas pontua, ainda, o tipo de trote mais comum que é recebido pelo órgão

Por 7Segundos com Assessoria 08/07/2021 17h05
Trotes recebidos pelo Samu Alagoas caem mais de 16%
Samu Alagoas - Foto: Uadson Barros

Ao longo dos seis primeiros meses de 2021, o Serviço de Atendimento  Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas recebeu 50.387 trotes feitos pela  população, através do número 192. Apesar das ligações ainda serem altas e chamarem a atenção, houve uma redução de 10.017 chamados criminosos, no comparativo com o mesmo período do ano passado, o que representa uma  queda de 16,58%.

Mesmo diante da redução no número de trotes no primeiro semestre de  2021, a médica e supervisora geral do Samu Alagoas, Josileide Costa, faz um alerta sobre as consequências que essa brincadeira de mau gosto pode ocasionar na vida de uma pessoa que realmente esteja precisando do  atendimento de urgência e emergência do órgão.

“Além de ocupar as nossas linhas telefônicas e impedir que ligações  verdadeiras cheguem, é preciso que toda a sociedade compreenda e se  conscientize de que o trote é crime e pode tirar a vida das pessoas que, de fato, estejam precisando de um atendimento pré-hospitalar de  urgência e emergência dos nossos socorristas. Cada minuto vale uma vida  e, desperdiçar tempo e recurso para atender uma ocorrência falsa, pode  deixar uma região totalmente desassistida, sem as nossas equipes. E, com esse tempo perdido ocasionado pelo trote, infelizmente uma vítima em  estado grave pode ficar com sequelas irreversíveis ou, até mesmo, morrer em consequência dessa brincadeira de mau gosto”, salienta Josileide  Costa.

Tipo mais comum – A supervisora do Samu Alagoas  pontua, ainda, o tipo de trote mais comum que é recebido pelo órgão. “É  bastante comum recebermos trotes de supostas ocorrências de acidentes de trânsito em rodovias estaduais ou federais. Nestes casos, geralmente só recebemos uma ligação sem muitos detalhes, onde a pessoa só passa o  endereço de um local bem distante e diz que é um acidente com múltiplas  vítimas”, relata.

Como identificar um trote – Para tentar identificar  um trote, os Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMs), que são as primeiras pessoas a receberem os chamados da população via 192, fazem  uma triagem das informações recebidas pelos solicitantes, antes de  encaminharem a ligação para o médico regulador de plantão, que dará  continuidade ao atendimento.

“Os TARMs efetuam um trabalho de extrema importância, pois eles são  as primeiras pessoas que atendem as ligações dos alagoanos que chegam  por meio do número 192. Eles colhem os dados do cidadão, solicitam o  endereço da ocorrência e realizam perguntas específicas e direcionadas  para tentar identificar inconsistências nas respostas da pessoa que está acionando o Samu. E, por muitas vezes, são com essas medidas de  precaução que eles conseguem identificar uma ligação criminosa,  evitando, assim, que o chamado prossiga para os médicos reguladores de  plantão, que também possuem um treinamento específico para identificar  àqueles que são falsos”, detalhou Josileide Costa.

Conscientização desde cedo – Visando orientar as  crianças e torná-las multiplicadoras da informação, o Samu Alagoas  realiza, desde 2014, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas  (Ufal), o Projeto de Extensão Samu nas Escolas. Por meio de palestras e  atividades lúdicas, os graduandos dos cursos de Medicina, Enfermagem e  de Serviço Social da Ufal, junto com os profissionais do Samu, levam  informações e orientações para os pequenos sobre a importância de não  passar trotes e de que forma essas brincadeiras de mau gosto prejudicam o atendimento de urgência e emergência realizado pelos nossos  socorristas.

Tags: