ANS define reajuste dos planos de saúde em -8,19%; decisão é inédita
O cálculo é feito com base nos gastos com despesa assistencial das operadoras no período anterior ao reajuste

A ANS (Agência Nacional da Saúde Complementar) decidiu nesta 5ª feira (8.jul.2021) que o reajuste dos planos de saúde será de -8,19 %. Ou seja, as operadoras de saúde devem diminuir os preços dos planos privados individuais e familiares até 30 abril de 2022.
O cálculo é feito com base nos gastos com despesa assistencial das operadoras no período anterior ao reajuste. É o 1º reajuste negativo na história da agência e, segundo a ANS, deve alcançar 17% do total de beneficiários, totalizando 8 milhões de pessoas.
“As operadoras não poderão deixar de reduzir os valores. Não existe essa opção. Se não reduzir, estará em desacordo com a regulamentação atual”, disse Rogério Scarabel, presidente substituto da ANS e relator do caso.
Em 2020, foram R$ 30 bilhões gastos em despesas assistenciais pelas operadoras de saúde, uma queda 9,2% em relação a 2019. Foram analisadas 412 operadoras para o cálculo. Desde 2015 o setor registrava crescimento dos gastos assistenciais em índices superiores a 10%.
O reajuste do ano de 2020, válido até abril de 2021, foi de 8,14%. A alta foi causada pela alta das despesas das operadoras e pela maior sinistralidade de 2019.
O reajuste negativo de 2021 foi adiantado pelo presidente da agência, Paulo Rebello, durante sabatina no Senado na 4ª feira (7.jul.2021). De acordo com Rabello, a baixa sinistralidade dos planos de saúde é o principal motivo para o reajuste.
Nesta 5ª feira, a ANS também mostrou os números dos planos de saúde em 2020. Houve queda de 25% nas consultas e de 14,6% nos exames, que totalizaram 916 mil procedimentos. A diminuição do uso dos planos de saúde, em 2020, também ocorreu com terapias, internações, procedimentos odontológicos, consultas com cardiologistas e oncologistas.
Últimas notícias
![[Vídeo] Motorista de Ford Fiesta é o único identificado em acidente que deixou quatro mortos na AL-115](https://img.7segundos.com.br/u_TPbWH9bnPqWWsB0xTMEaGp9tU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-30-at-185609.jpeg)
[Vídeo] Motorista de Ford Fiesta é o único identificado em acidente que deixou quatro mortos na AL-115

Polícia flagra falsa de guia de turismo em Maragogi

Benedito Bentes comemora 39 anos com festa grandiosa promovida pela Prefeitura de Maceió

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e ameaçá-la em Arapiraca

Medicamentos têm menor reajuste médio desde 2018

Incêndio de médias proporções atinge residência no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
