Geral

Ex-prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira volta ao Conisul

Ela é uma das fundadores e já foi presidente do Consócio

Por Assessoria 09/07/2021 12h12
Ex-prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira volta ao Conisul
Pauline Pereira - Foto: Ascom

Reconhecida e experiente gestora, a ex-prefeita de Campo Alegre e ex-presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos) Pauline Pereira, assumiu nesta semana a superintendência do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul), instituição da qual foi uma das fundadoras, já tendo ocupado os cargos de presidente e vice-presidente do consórcio.

Responsável por importantes conquistas do Conisul (maior consórcio de Alagoas e uma referência de sucesso no Nordeste, na compra de medicamentos, materiais hospitalares, entre outros itens essenciais ao abastecimento da saúde, assistência e educação dos municípios, além de oferta de exames e cirurgias), Pauline foi essencial para representação do consórcio no acordo de cooperação firmado com a Fundação Itaú Social e na execução do Programa Melhoria da Educação, para fortalecimento da rede de ensino dos municípios.

Pauline retorna ao Conisul trazendo a experiência de uma gestão de oito anos que transformou o município de Campo Alegre. Eleita em 2012, como a primeira mulher a comandar a cidade, realizou positivas e significativas mudanças em todas as áreas e na vida de todos os munícipes, marcando a história da cidade com desenvolvimento sustentável em seus oito anos de mandato como prefeita.

Os números envolvendo a gestão de Pauline Pereira são superlativos em prol da população. Como prefeita, garantiu 100% de cobertura do Programa Saúde da Família no município, implantou o programa Bolsa Alegre de transferência de renda, ainda em 2013, beneficiando centenas de famílias, com R$ 100 (valores deste ano) por mês; construiu e inaugurou 11 Unidades Básicas de Saúde e investiu em programas e equipamentos de saúde; construiu seis novas escolas e cinco creches, passando a ser uma das maiores taxas de alunos de ensino infantil em sala de aula de Alagoas, à frente da capital e de Arapiraca; e construiu também um Complexo Nutricional.

Entre outras inúmeras realizações, sua gestão entregou mais de 1.400 unidades habitacionais, pavimentou diversas ruas e avenidas, construiu praças, equipamentos de lazer, um dos maiores complexos esportivos de Alagoas, cemitério, obras de saneamento e drenagem, sendo responsável pelo maior investimento em infraestrutura da história do município, que tem 61 anos.

Tantos avanços levaram sua administração a ser reconhecida nacional e internacionalmente. Em 2017, Pauline foi convidada pela Fundação Konrad Adenauer para conhecer o funcionamento do sistema político alemão, por meio do Programa de Visita e Informação na República Federal da Alemanha. Foi por duas vezes à Alemanha. A entidade oferece o programa especialmente a prefeitos brasileiros que se destacam por trabalhos com foco em desenvolvimento regional.

Em relação ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre apresentou um salto significativo ao longo dos anos, passando de 4,4 nos anos iniciais, em 2011, para 7,0 em 2019, se destacando entre as dez do ranking de melhores notas de Alagoas. Campo Alegre ficou em 6° lugar em 2019, com os anos iniciais, e em 5° lugar com os anos finais.

Na Educação Infantil (creche), em 2012 havia 172 matrículas, em 2020 o número era 1.180, um aumento de 586%.

Na Saúde, o município saiu de quatro equipes de saúde (20%) em 2012 para 19 equipes e 100% de cobertura em 2020.

Além de tudo isso, Campo Alegre foi considerada, em 2020, a cidade mais transparente de Alagoas e ficou entre as nove mais transparentes do país, recebendo o Prêmio do Portal da Transparência.

Entre as homenagens, a gestora recebeu o Prêmio Selma Bandeira, o Selo Unicef e o troféu Prefeito Amigo da Criança (Edição 2017/2020).