Prefeitura de Pilar retoma cirurgias pláticas pelo SUS
Volta aconteceu com a realização de quatro cirurgias no dia 2
Após a pausa no começo da pandemia, a Prefeitura de Pilar, município da Região Metropolitana de Maceió, retomou as cirurgias plásticas realizadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A volta aconteceu ainda na semana passada, com a realização de quatro cirurgias no dia 2 e mais duas nessa segunda-feira (05).
Um dos procedimentos feitos é o de reconstituição mamária, que, segundo o prefeito Renato Filho (PSC), não pararam, apenas houve uma diminuição na demanda.
"É muito importante para a saúde da mulher. Muitas delas têm problemas sérios de coluna por conta dos seios grandes. Não é questão de estética, é mudança de vida, autoestima. E é um procedimento que custa caro e muitas mulheres não teriam condições de fazer", explicou Renato.
O prefeito contou que, em média, acontecem duas dessas cirurgias por mês. "Não é um trabalho fácil, seja esse ou outro procedimento. Muitas vezes não acontece no tempo que a pessoa quer e não é todo caso que precisa de cirurgia. Às vezes é preciso perder peso antes".
Como fazer uma cirurgia plástica pelo SUS em Pilar?
Para marcar esse tipo de procedimento é necessário ir diretamente na Unidade de Atendimento do Cirurgião, que fica localizada no antigo mini pronto-socorro, ou na sede de marcação de exames e consultas na Superintendência da Saúde.
"É preciso agendar com dois cirurgiões, um geral e outro plástico. O primeiro vai fazer uma análise do paciente. O segundo vai dizer se tem ou não a oportunidade de fazer o procedimento, para então pedir os exames, caso seja necessário".