Alagoas

Secretário da Agricultura participa de assinatura de convênio entre Emater e Banco do Nordeste

Abertura de crédito Rural vai fomentar economia em 83 municípios de Alagoas

Por Ascom Seagri 10/07/2021 16h04
Secretário da Agricultura participa de assinatura de convênio entre Emater e Banco do Nordeste
Secretário Maykon Beltrão participa da assinatura de convênio entre Emater e Banco do Nordeste - Foto: Ascom Seagri

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Maykon Beltrão, participou, na sexta-feira (09), da solenidade de assinatura do convênio entre o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e o Banco do Nordeste.

Com objetivos de parcerias pelo desenvolvimento econômico local, a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica - que visa a execução do Crédito Rural e o aumento do alcance dos beneficiários do projeto - ocorreu por meio da mediação entre a Emater, Seagri, Banco do Nordeste e Governo de Alagoas para estimular o agronegócio em diversas regiões do estado.

O secretário de Agricultura se disse otimista com a parceria institucional, em prol dos pequenos produtores rurais alagoanos, e crescente geração de emprego e renda em Alagoas. Ele tambem afirmou que vê com perspectivas os investimentos locais, através das parcerias, e o incremento forte da economia rural nos últimos meses à frente da pasta.

“Vamos desenvolver a economia local, através desses créditos quando forem liberados e, principalmente, com ganhos financeiros em benefício da agricultura local. Como forma de incremento, o crédito rural destinado ao pequeno produtor do estado de Alagoas, vai gerar mais emprego e renda às famílias. Desde que estou à frente da Seagri, em pouco mais de três meses, são grandes os investimentos por parte do Governo de Alagoas”, comemorou Maykon Beltrão.

No acordo firmado compete à Emater montar as propostas de financiamento; divulgar as linhas de crédito oferecidas; informar aos beneficiários os procedimentos e documentos necessários para a concessão da verba; contribuir e auxiliar na negociação das dívidas dos inadimplentes; além de fazer o acompanhamento sistemático dos empreendimentos rurais familiares.

O Órgão ainda vai seguir auxiliando os produtores e garantir o aperfeiçoamento na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Além disso, os técnicos da Emater ficarão responsáveis por oferecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Já o Agroamigo, programa do Banco do Nordeste, é que vai elaborar os projetos de crédito para os produtores rurais.