Agreste

Prefeito de Penedo se reune com concursados do SAAE para tirar dúvidas sobre Novo Marco do Saneamento

Na reunião, gestor e estatutários conversaram sobre o tema durante cerca de três horas na última sexta-feira (09)

Por Assessoria 10/07/2021 18h06
Prefeito de Penedo se reune com concursados do SAAE para tirar dúvidas sobre Novo Marco do Saneamento
Prefeito de Penedo se reune com concursados do SAAE para tirar dúvidas sobre Novo Marco do Saneamento - Foto: Assessoria

O prefeito Ronaldo Lopes e trabalhadores concursados do SAAE Penedo se reuniram no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) para tratar de dúvidas sobre as consequências geradas com o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, criado pelo Governo Federal em junho do ano passado.

Na reunião, gestor e estatutários conversaram sobre o tema durante cerca de três horas na última sexta-feira (09).

A lei em vigor obriga todo o município brasileiro a ofertar água encanada para 99% de sua população e também a tratar o esgoto de pelo menos 90% das residências, metas que precisam ser alcançadas até o ano de 2033.

No caso de Penedo, aproximadamente 95% da população já é atendida com água potável, índice muito próximo do estipulado no Novo Marco Regulatório. Já em relação ao tratamento de esgoto, Penedo tem 200 residências com ligação para a rede que, em breve, também receberá os efluentes dos imóveis de parte do Centro Histórico.

Investimento

Para se adequar à legislação federal que veda a liberação de emenda parlamentar, verba da União e até financiamento de bancos estatais para os municípios investirem nos serviços, Penedo precisa e não dispõe de R$ 140 milhões.

Se os cofres de Brasília estão fechados para qualquer prefeitura ampliar o fornecimento de água e tratar esgoto, o Novo Marco do Saneamento abriu as portas do BNDES para a iniciativa privada captar recursos, a juros baixos, inclusive para dispor de capital no leilão que acontece em 2022.

Iniciativa privada

A opção foi descartada pelo prefeito. Segundo Ronaldo, isso significa entregar praticamente metade do patrimônio público municipal construído pelo povo penedense, sem custo para a empresa privada, gerando desemprego e a extinção do SAAE.

“Eu não vejo futuro nesse modelo porque não garante o emprego de vocês e privatiza, de imediato, 49% do nosso SAAE”, explicou Ronaldo Lopes aos servidores da autarquia.

Ao optar pela concessão da outorga dos serviços, a Prefeitura de Penedo evita o fim do SAAE, assegurando assistência à zona rural porque o Novo Marco Regulatório obriga a empresa que irá fornecer água e tratar esgoto atender apenas povoados com mil habitantes ou mais.

Em Penedo, somente a comunidade Tabuleiro dos Negros se enquadra no critério. As demais continuarão precisando do poder público municipal e não serão abandonadas, conforme compromisso do prefeito penedense que, em apenas seis meses de gestão, prova que é possível atender a zona rural e a cidade com o mesmo empenho.

Emprego garantido, sem perda salarial

O compromisso do líder da gestão Crescendo Com Seu Povo com o homem e a mulher do campo vai manter o abastecimento de água para povoados e a continuidade do SAAE Penedo, inclusive com parte dos efetivos trabalhando na autarquia, sem perda salarial.

Também não haverá prejuízo para concursados cedidos para outros setores da municipalidade porque continuarão recebendo como servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Penedo, conforme explicou Ronaldo Lopes.

Aos que desejarem se desligar do serviço público, o plano de concessão prevê que parte dos recursos obtidos com a outorga dos serviços será destinado ao pagamento do valor que cada servidor iria receber, até sua aposentadoria, trabalhando no SAAE.

Tarifa Social

De forma direta e franca, o Prefeito de Penedo falou sobre a cobrança de tarifa do esgoto. “Não se deve passar a informação incorreta, como se o valor fosse aumentar só por causa da concessão. A cobrança ocorre assim que o serviço for prestado, em qualquer cidade, seja por empresa privada ou pública, da mesma forma que se faz com água ou energia”.

A solução para minimizar o acréscimo nos custos de famílias pobres é a Tarifa Social. O benefício do governo federal era desconhecido por boa parte de quem se enquadra nele. Por isso, Ronaldo Lopes orientou um novo foco nas ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Semdsh).

Por meio de busca ativa, inclusive porta a porta, as equipes identificam quem está apto à Tarifa Social e fazem o cadastro. A meta é incluir cerca de 13% da população penedense, conforme estimativa fundamentada em dados do Cadastro Único. Para a zona rural, o SAAE Penedo manterá a política de cobrar a taxa mínima.