Saúde

Novo tomógrafo do Hospital da Mulher garante que pacientes recebam resultados de exames de imediato

Hospital da Mulher passa a contar com novo tomógrafo de 64 canais

Por 7Segundos com Assessoria 14/07/2021 21h09 - Atualizado em 16/07/2021 18h06
Novo tomógrafo do Hospital da Mulher garante que pacientes recebam resultados de exames de imediato
Tomografia - Foto: Reprodução/Web

Com o objetivo de trazer mais celeridade à saúde, começou a funcionar, nesta quarta-feira (14), o novo aparelho de tomografia recebido pelo Hospital da Mulher (HM). O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), garante que os pacientes recebam os resultados de seus exames de imediato.

O aparelho é da marca Phillips e contém 64 canais, que garantem uma maior agilidade e qualidade com alta resolução nos resultados. A coordenadora do setor de imagem do HM, Maria Dilma, relata que o aparelho veio para acrescentar ao trabalho dos profissionais de saúde, pois o novo equipamento possibilita atender pacientes que necessitam dos exames, independentemente da faixa etária e condições físicas.



Novo tomógrafo do Hospital da Mulher vai possibilitar que pacientes recebam os resultados dos exames imediatamente

“Esse tomógrafo veio acrescentar ao nosso trabalho, com novas modalidades de exames, como, por exemplo, angiotomografia, tórax, extremidades, crânio, coluna, pescoço, ouvido, cabeça, pélvis e abdômen. O diferencial nosso é que o resultado é de imediato”, diz a coordenadora.

O novo equipamento é mais um aliado no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Ele tem a capacidade de realizar mais de mil exames de tomografia por mês. “Vai proporcionar mais qualidade nos resultados dos nossos exames e vamos fazer modalidades que não fazíamos antes, como a que utiliza contraste e poderá detectar trombo”, relata Maria Dilma.

Aparelho começou a funcionar nesta quarta-feira (14)

Agilidade no diagnóstico – Em março deste ano, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou a compra de seis tomógrafos destinados para o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e Hospital da Mulher (HM), em Maceió; Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; e Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.

Para a aquisição dos aparelhos de tomografia, foram investidos, em recursos próprios do Governo de Alagoas, R$ 17,5 milhões. Os equipamentos foram adquiridos por meio de processo licitatório e a empresa vencedora do certame foi a Philips.