Indicadores da pandemia de Covid-19 em Alagoas melhoram
O número de casos e mortes no país vem caindo há três semanas
Levantamento do Observatório Covid-19, divulgado nesta semana pela Fiocruz, aponta uma melhora no cenário da pandemia no Brasil. Pela primeira vez desde novembro de 2020, nenhum estado apresenta taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no SUS superior a 90%.
Os dados são da mais recente semana epidemiológica, de 4 a 10 de julho. Esta é a terceira semana seguida com queda de indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 na análise feita pela fundação.
Do dia 15 de março até ontem (14), Alagoas saiu do risco alto de indicadores para médio, com menos de 60% da ocupação de leitos. Continuam com risco alto, os estados de Santa Catarina, Paraná, Goiás e o Distrito Federal.
O número de casos e mortes no país vem caindo há três semanas em um ritmo de 2% ao dia, mas, alerta a Fiocruz, ainda permanece em alto patamar. A taxa de letalidade segue em torno de 3%, percentual considerado também elevado.
De acordo com os pesquisadores da Fiocruz, a diminuição na incidência de novos casos e de mortes, assim como a ocupação de leitos, pode indicar um processo de arrefecimento da pandemia.