Política

Prefeito JHC recepciona governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante visita em Maceió

Eles percorreram áreas do bairro Pinheiro, afetado por afundamento do solo, e foram ao Instituto Mandaver, no Vergel

Por 7Segundos com assessoria 17/07/2021 18h06
Prefeito JHC recepciona governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante visita em Maceió
Prefeito JHC recepciona governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante visita em Maceió - Foto: Assessoria

O prefeito de Maceió, JHC, recepcionou, neste sábado (17), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), durante visita em Maceió. O convite para a visita de Eduardo Leite à capital foi feito pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB).

A agenda de compromissos iniciou pelo bairro do Pinheiro. No local, o coordenador da Defesa Civil municipal, Abelardo Nobre, explicou ao gestor as causas da erosão dos bairros atingidos pelo afundamento do solo provocado pela exploração de sal-gema.

JHC falou sobre os impactos sociais que se deram após os afundamentos. “Existem pontos aqui em que as pessoas ficaram ilhadas. Não tem mais mercearia, açougue, escola. Então, a vida das pessoas naquela localidade não faz mais sentido, foi impactada sobremaneira que inviabilizou a permanência naquele lugar”, explicou.

Em seguida, a comitiva visitou o Instituto Mandaver, no Vergel do Lago, onde Eduardo Leite conheceu as ações sociais da entidade na comunidade e na vida de moradores, sobretudo na população de extrema vulnerabilidade social.

O Mandaver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na promoção da cidadania por meio de ações de assistência e empreendedorismo social. Seus eixos de atuação na comunidade são oficinas de cultura, esporte e qualificação profissional, sendo assim uma propulsora de geração de renda para diversas famílias.

Ainda durante sua passagem por Maceió, o governador Eduardo Leite esteve na orla lagunar, onde o grupo cultural Consultório da Rua fez uma apresentação. No local, o prefeito JHC apresentou ao governador, o espaço onde são feitos tijolos com cascas de sururu e vai funcionar também o Banco da Moeda Social. Lá, o gestor experimentou o caldinho de sururu, alimento típico em Maceió e fonte de renda para centenas de moradores do Vergel do Lago.

O governador Eduardo Leite agradeceu a recepção do prefeito e disse estar alegre em vir a Maceió. “Obrigado por nos receber aqui, obrigado pela gentileza”, afirmou.

Durante coletiva de imprensa, que encerrou a visita em Maceió, Eduardo Leite falou sobre a situação do Pinheiro. "O prefeito JHC nos apresentou esta triste realidade do afundamento do bairro do Pinheiro, uma situação dramática e que impacta na vida de milhares de famílias por toda a cidade”, disse.

O senador Rodrigo Cunha destacou o trabalho que vem sendo realizado por Eduardo Leite. "Para nós é uma grande honra receber, dialogar e ouvir o governador Eduardo Leite, um exemplo de político conectado com as demandas da sociedade, que tem feito uma grande gestão no Rio Grande do Sul e que tem se destacado no cenário nacional pelas medidas austeras, transparentes e socialmente justas que tem adotado em prol do povo gaúcho”, disse.