Serviços

Governo promove mutirão do Cartão CRIA nesta quinta-feira (29) no Graciliano Ramos

Arena CRIA passa a ocorrer na comunidade diariamente, das 8h às 16h, até o próximo dia 15 de agosto

Por 7Segundos com Agência Alagoas 28/07/2021 20h08
Governo promove mutirão do Cartão CRIA nesta quinta-feira (29) no Graciliano Ramos
Cartão CRIA - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas promove a partir desta quinta-feira (29), no conjunto Graciliano Ramos, a ação denominada Arena CRIA – um mutirão para realização de cadastros do Cartão CRIA e a entrega de cartões das beneficiárias de Maceió que foram cadastradas até o último mês de maio. Com abertura programada para as 8h, o evento ocorre diariamente – inclusive aos fins de semana – até 16h e vai se estender na comunidade até o próximo dia 15 de agosto, cumprindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.


Considerado o maior programa estadual de transferência de renda do Brasil em âmbito estadual, o Cartão CRIA é mais uma iniciativa integrante do Programa CRIA – CriançaAlagoana. Por meio de auxílio financeiro mensal no valor de R$ 100 (cem reais), o Cartão CRIA beneficia famílias com gestantes ou crianças na primeira infância e que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Na ocasião da ação – que será posteriormente levada a outros bairros da capital –, o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, representará o governador Renan Filho no evento, que contará também com a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabiana Pessoa.

“Este é um dos programas mais importantes do Governo do Estado para garantir o desenvolvimento integral das crianças, no principal momento da vida, além de ajudar com a compra de alimentos, auxiliar os gestores municipais no acompanhamento da gestação e no cumprimento dos requisitos básicos de saúde, como realização do pré-natal, atualização do cartão de vacina e garantia de suplementação nutricional para gestantes e crianças em vulnerabilidade social”, destacou o secretário Fábio Farias.

Já a secretária Fabiana Pessoa ressalta as parcerias para o sucesso do programa. “O CRIA veio para melhor acolher a criança, desde a gestação até os 6 anos de idade. Nós trabalhamos em parceria com outras pastas do Estado para integrarmos uma política pública mais ampla para a primeira infância em Alagoas”, destacou Fabiana.

Com os primeiros repasses realizados em fevereiro deste ano, o Cartão CRIA surge como alento aos mais necessitados em momento oportuno – principalmente em função do enfrentamento à pandemia – e contribui tanto para a redução da pobreza como para o aquecimento da economia local.

Atualmente, Maceió conta com 7.983 cadastros realizados, mas a meta do Governo do Estado é chegar 25.037 famílias inscritas. Com o número, o investimento direto promovido pelo programa alcançará a marca de R$ 2,5 milhões somente na capital. Até o final deste ano, a meta é cadastrar em todo o estado mais de 180 mil famílias, que terão a garantia do reforço nutricional na principal fase do desenvolvimento humano.

Cadastro – Famílias com gestantes ou crianças com até 5 anos (idade máxima para ingresso no programa), que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza e cadastradas no CadÚnico, têm direito ao recebimento do auxílio até a criança completar 6 anos de idade. Crianças com Síndrome Congênita por Zika Vírus, de 0 a 6 anos, também são beneficiadas e recebem o benefício até os 7 anos de idade.

SERVIÇO

Arena CRIAData: de 29 de julho a 15 de agosto (dias úteis e fins de semana)

Horário: das 8h às 16h

Local: Av. Empresário Nelson Oliveira Menezes, Graciliano Ramos, Cidade Universitária

Ponto de Referência: Praça Central do Graciliano, do Del Lanches e Igreja São Vicente de Paulo