Alagoas tem respiro com queda de mortes por Covid-19 e ocupação de UTIs
Preocupação com a doença segue elevada, mas cenário de julho traz alívio
A pandemia de Covid-19 apresenta sinais de trégua no mês de julho. Depois de semanas em alta, pela primeira vez os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ficaram com taxa de ocupação abaixo dos 40% em Alagoas. Outro dado positivo é que o número de mortes teve queda, reflexo do avanço da vacinação.
Dados epidemiológicos do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL) apontam, que nessa quinta-feira (29), a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública estadual ficou em 35%. Ou seja, dos 400 leitos de UTI existentes, 140 estavam ocupados.
Na semana passada a ocupação de leitos de UTI para tratamento de Covid-19 estava em 49%, índice abaixo dos 50% não era visto desde o dia 31 de janeiro deste ano.
O boletim consolidado às 20h de quinta (29), pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, mostrou redução de 22% na média móvel de mortes em Alagoas, que segue tendência de queda.
O ano de 2021 registrou, até o momento, 3.121 mortes por Covid-19 no estado, de um total de 2.601 desde março do ano passado. Maceió foi responsável por 2.506 desses óbitos.
No auge da segunda onda da pandemia, os meses de março e abril foram os mais fúnebres do ano. Na 12ª Semana Epidemiológica, o estado registrou 172 óbitos por Covid-19. Até então, o máximo de óbitos registrados em uma semana havia sido 228 na 21ª Semana Epidemiológica do ano passado.

Frequência de casos e óbitos confirmados segundo semana epidemiológica de ocorrência. Alagoas, 2020 e 2021 - Fonte: CIEVS/AL dados em 28/07/2021.
VACINAÇÃO EM ALAGOAS
Segundo dados do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), até essa quarta-feira (28), 1.761.602 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas, sendo 1.256.222 pessoas vacinadas com a primeira dose e 505.380 já imunizadas com a segunda dose e dose única.
Últimas notícias
Arraiá da Assistência reúne mais de 500 pessoas e destaca serviços desenvolvidos em São Sebastião
Cabo Bebeto defende penas mais rígidas para agressores de mulheres e critica impunidade
Três Copas depois: Vídeo de mãe com os filhos emociona torcedores brasileiros
Investigação descarta premeditação, mas indicia policial por assassinato de colegas em AL
Virginia tromba com Anna Wintour em Nova York e registra encontro
Movimentos sociais repudiam indicação do caso Braskem a prêmio do Ministério Público
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
