Unidades de Saúde Walter Moura e Novo Mundo retomam atendimento geral
Postos passaram por ações de desinfecção e readequação para voltar a atender à população
As unidades básicas de Saúde Walter Moura Lima, na Santa Amélia, e Novo Mundo reabrem, nesta segunda-feira (02), com a oferta dos serviços da atenção primária à população dos bairros onde estão instaladas. Nos últimos dias, as duas unidades passaram por trabalhos de readequação e higienização para receber a população.
Adaptadas desde o ano passado para funcionar como unidades de referência em síndromes gripais, as chamadas unidades sentinela passaram a atender exclusivamente maceioenses com suspeita de Covid-19 ou com sintomas de infecção respiratória.
Nos últimos dias, com o avanço progressivo das campanhas de vacinação contra a Covid-19 e a influenza, o número de atendimentos nas unidades especializadas caiu, levando a Secretaria Municipal de Saúde a decidir pela retomada da atenção básica nas duas unidades.
Em maio de 2020 quatro unidades foram destinadas ao diagnóstico, tratamento e acolhimento de pacientes com sintomas leves e moderados de Covid-19. Com isso, o atendimento feito por essas unidades foi deslocado para outro local.
“Como Maceió vem avançando no combate à pandemia, sendo exemplo em vacinação, houve a diminuição dos casos de Covid-19 em nossa cidade, propiciando que duas dessas unidades voltem para o atendimento de doenças crônicas, de crianças, de gestantes e toda a população nas comunidades em que estão instaladas”, afirma a coordenadora de Atenção à Saúde, Ronny Rosselly Domingos.
No sábado (31), a Unidade Básica do Novo Mundo passou por sanitização de todos os ambientes. Na Walter Moura Lima, a readequação foi feita ao longo da semana.
Para assegurar o monitoramento das síndromes gripais em Maceió, as unidades Maria Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, e Jorge Duarte Quintela Cavalcante, no Graciliano Ramos, manterão o atendimento especializado.