Prefeitura de Maceió entrega 12 viaturas e apresenta virtualização de serviços da SMTT
Evento aconteceu no pátio da SMTT, no bairro Tabuleiro do Martins
A Prefeitura de Maceió entregou, na manhã desta quarta-feira (04), 12 novas viaturas à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). No evento, que aconteceu no pátio do órgão, no bairro Tabuleiro do Martins, também foram lançados o AgenteSmttVirtual, a versão atualizada do aplicativo SMTT - NOI Cidadão e a carteira digital para permissionários de táxi e motoristas auxiliares.
Em entrevista à imprensa, o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa, comentou sobre as novidades. "Nós tínhamos antes todas viaturas com motor 1.0, mais fraco. Além de ser um órgão de trânsito, a SMTT é um órgão de segurança pública, especializado em segurança viária e precisa de veículos com maior potência", informou.
Além disso, as novas viaturas sofreram alterações em sua identidade visual. O objetivo, explica André Costa, é levar mais segurança para as ruas. "A nova identidade visual faz o contraste entre o preto com o amarelo refletivo. Isso traz mais segurança para os agentes e também para os usuários da via, visto que muitas vezes as viaturas são utilizadas para sinalização", explicou.

Entrega de novas viaturas à SMTT. Foto: Ellen Oliveira/7Segundos
Na ocasião, também foram lançados o AgenteSmttVirtual, em que os maceioenses poderão acessar os serviços ofertados pela SMTT pelo WhatsApp, Telegram ou pelo link; a versão atualizada do aplicativo SMTT - NOI Cidadão, onde será possível fazer reclamações do transporte público, receber alertas de interdições nas vias, cadastrar veículos para acompanhar as infrações e; a carteira digital para permissionários de táxi e motoristas auxiliares.
"Hoje nós estamos lançando, primeiramente, o agente virtual da SMTT, que é um robô, um chatbot. A SMTT é o primeiro órgão público do país que passa a utilizar um chatbot no WhatsApp. O cidadão que precisar de um serviço da SMTT vai falar pelo WhatsApp, dizer o que precisa e 24 horas por dia, sete dias por semana, ele vai poder receber a resposta", disse o superintendente.
"A outra novidade é um aplicativo, em que todos os permissionários da cidade - taxistas, mototaxistas, motoboys, motofrete, turismo, transporte escolar - passarão a ter uma carteira digitalizada, não mais em papel, com QR Code. Isso melhora a questão das fraudes e traz mais segurança. O agente de trânsito vai poder na leitura do QR Code verificar se ela está válida, se é realmente autêntica", explicou Costa.
"No mesmo aplicativo, lançamos uma opção para as pessoas que usam vagas especiais. Elas não vão mais precisar utilizar o papel impresso, nem vir mais à SMTT. Para validação, elas vão usar o aplicativo, tirar fotos de seus documentos pessoais, comprovante de residência, laudo médico, se necessário. Quando precisar utilizar uma vaga, o cidadão vai informar a placa do carro que tiver utilizando, validar o reconhecimento facial e fazer o uso da vaga sem o cartão", completou.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
