Segurança

Prefeitura de Maceió entrega 12 viaturas e apresenta virtualização de serviços da SMTT

Evento aconteceu no pátio da SMTT, no bairro Tabuleiro do Martins

Por 7Segundos 04/08/2021 10h10 - Atualizado em 04/08/2021 11h11
Prefeitura de Maceió entrega 12 viaturas e apresenta virtualização de serviços da SMTT
Novas 12 viaturas foram entregues para a SMTT - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

A Prefeitura de Maceió entregou, na manhã desta quarta-feira (04), 12 novas viaturas à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). No evento, que aconteceu no pátio do órgão, no bairro Tabuleiro do Martins, também foram lançados o AgenteSmttVirtual, a versão atualizada do aplicativo SMTT - NOI Cidadão e a carteira digital para permissionários de táxi e motoristas auxiliares.

Em entrevista à imprensa, o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa, comentou sobre as novidades. "Nós tínhamos antes todas viaturas com motor 1.0, mais fraco. Além de ser um órgão de trânsito, a SMTT é um órgão de segurança pública, especializado em segurança viária e precisa de veículos com maior potência", informou.

Além disso, as novas viaturas sofreram alterações em sua identidade visual. O objetivo, explica André Costa, é levar mais segurança para as ruas. "A nova identidade visual faz o contraste entre o preto com o amarelo refletivo. Isso traz mais segurança para os agentes e também para os usuários da via, visto que muitas vezes as viaturas são utilizadas para sinalização", explicou.

Entrega de novas viaturas à SMTT. Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Na ocasião, também foram lançados o AgenteSmttVirtual, em que os maceioenses poderão acessar os serviços ofertados pela SMTT pelo WhatsApp, Telegram ou pelo link; a versão atualizada do aplicativo SMTT - NOI Cidadão, onde será possível fazer reclamações do transporte público, receber alertas de interdições nas vias, cadastrar veículos para acompanhar as infrações e; a carteira digital para permissionários de táxi e motoristas auxiliares.

"Hoje nós estamos lançando, primeiramente, o agente virtual da SMTT, que é um robô, um chatbot. A SMTT é o primeiro órgão público do país que passa a utilizar um chatbot no WhatsApp. O cidadão que precisar de um serviço da SMTT vai falar pelo WhatsApp, dizer o que precisa e 24 horas por dia, sete dias por semana, ele vai poder receber a resposta", disse o superintendente. 

"A outra novidade é um aplicativo, em que todos os permissionários da cidade - taxistas, mototaxistas, motoboys, motofrete, turismo, transporte escolar - passarão a ter uma carteira digitalizada, não mais em papel, com QR Code. Isso melhora a questão das fraudes e traz mais segurança. O agente de trânsito vai poder na leitura do QR Code verificar se ela está válida, se é realmente autêntica", explicou Costa.

"No mesmo aplicativo, lançamos uma opção para as pessoas que usam vagas especiais. Elas não vão mais precisar utilizar o papel impresso, nem vir mais à SMTT. Para validação, elas vão usar o aplicativo, tirar fotos de seus documentos pessoais, comprovante de residência, laudo médico, se necessário. Quando precisar utilizar uma vaga, o cidadão vai informar a placa do carro que tiver utilizando, validar o reconhecimento facial e fazer o uso da vaga sem o cartão", completou.