Deputada Cibele Moura diz que semestre será novamente "de muito trabalho por Alagoas"
Matérias da parlamentar impactam diretamente na vida da população

Com o retorno das sessões plenárias na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) nesta terça-feira (3), a deputada estadual Cibele Moura (PSDB) anuncia mais um semestre com intensa produção legislativa. São matérias que impactam diretamente na vida da população, principalmente dos que mais precisam, como destaca a parlamentar.
“Vamos ter mais um semestre de muito trabalho por Alagoas. A Casa estava no recesso parlamentar, mas eu não parei. Percorri o Estado, ouvindo a população, registrando todas as demandas e com certeza projetos muito importantes para ajudar a nossa gente virão neste segundo semestre", disse Cibele.
A parlamentar lembrou que ainda há muito o que fazer. "Temos muito a fazer por Alagoas ainda e vamos seguir focando em pautas pontuais, como a retomada da economia e da educação. Com certeza, serão desafios que vamos vencer com a vacinação contra a covid-19”, ela afirma.
Uma das pautas será a campanha "Agosto Lilás", dedicada ao combate à violência contra a mulher. Na ALE, Cibele tem forte atuação na defesa das mulheres.
Entre as matérias de destaque da deputada mais jovem do Brasil está o Projeto de Lei Liberdade para Menstruar, que baixa imposto sobre absorventes e permite que o governo do Estado possa entregar o produto às mulheres e meninas carentes, incluindo como item da cesta básica. A matéria foi sancionada pelo governador Renan Filho no último dia 28 de julho e agora é lei.
“Essa lei vai beneficiar muitas mulheres que não têm condições de comprar absorvente. Parece simples, mas isso as impede de ter uma vida digna, de estudar, de trabalhar", diz Cibele.
A parlamentar também é autora do PL que torna a carteirinha estudantil digital e gratuita em Alagoas, beneficiando estudantes que tinham que pagar R$ 25 pelo documento. A matéria foi aprovada na ALE no dia 10 de março.
"Nossos alunos podem contar sempre comigo! Estarei aqui para defender a nossa educação e a liberdade”, afirma Cibele, ao lembrar que a iniciativa põe fim a uma "farra" que era feita por entidades estudantis, que obrigavam o pagamento.
Também é de autoria de Cibele Moura requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia, aprovado por unanimidade na Casa no último dia 15 de abril. "A defesa, o respeito e a garantia das prerrogativas da advocacia é condição fundamental para o exercício da profissão, com altivez e independência'', destaca a deputada.
Defesa da educação
O trabalho não para por aí. Graças à iniciativa de Cibele Moura, os professores e demais servidores da educação entraram no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Neste sentido, a parlamentar apresentou indicação ao governo do Estado e foi atendida pelo governador Renan Filho. Para este semestre, a deputada planeja ações para retomada das aulas com segurança.
"É preciso que a crise na educação, causada pela pandemia, seja uma das primeiras solucionadas. Nossos alunos e educadores devem ser prioridade e a vacina é importantíssima para esse retorno", lembrou Cibele.
Causa animal
A deputada é autora ainda de matérias em defesa dos animais. É dela o projeto de lei que dispõe sobre o programa “Castra Alagoas”. O PL estabelece as diretrizes para o controle populacional de animais domésticos em Alagoas por meio de unidades físicas e móveis, para que todos os animais do Estado também sejam castrados como forma de prevenção, controle à zoonose, bem-estar animal e que refletirá na saúde pública.
Também no primeiro semestre de 2021, a deputada Cibele apresentou PL que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, limpeza e seus componentes, no âmbito do Estado de Alagoas. “É o primeiro passo dado para colocar Alagoas no rol dos estados que defendem a vida animal, e não aceitam tortura e maus-tratos dos nossos animais”, disse.
Articulação
Representante na ALE da região Norte, a deputada volta a se destacar com matérias destinadas à localidade, entre elas indicação ao estado para a recuperação da AL-460, que liga Porto Calvo a Porto de Pedras.
Além da importância dos projetos, a deputada também intensificou a articulação para a resolução de demandas dos municípios e tem percorrido o Estado para ouvir lideranças e buscar solução para demandas das cidades.
“Estar com os prefeitos, vereadores e demais lideranças é papel do parlamentar. Por isso, tenho buscado ouvir para ajudar em causas que sozinhos eles teriam mais dificuldade”, afirma Cibele.
Últimas notícias

PM prende suspeito em Penedo que transportava drogas em veículo

Lula se reúne com Mauro Vieira em meio à crise com brasileiros deportados em voo dos EUA

Caminhão com móveis tomba na BR-101, em Flexeiras; carga é saqueada

Destino Alagoas: fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025

Suspeito morre em confronto com a PM durante operação contra o tráfico em São Miguel dos Campos

Mesa-redonda na Ufal reúne jornalistas para discutir a representatividade de mulheres negras na comunicação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
