Após mais de 20 cirurgias na cabeça, bebê se recupera no HGE
Yaan Lucca Rodrigues de Lima tem imunodeficiência congênita e necessitou passar por várias cirurgias para se recuperar
Quando Yaan Lucca Rodrigues de Lima, de 9 meses, deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), ele tinha apenas dois meses de vida. Hoje ele vem a unidade hospitalar, mensalmente, para uso de medicação para imunodeficiência, descoberta quando internado no hospital.
Sua mãe, Winny Adriegge Rodrigues, contou que, antes de chegar ao HGE, a criança começou a ter febre muito alta, acima de 40 graus, vomitar e convulsionar. A família, que reside em Arapiraca, levou para o bebê para o hospital da região que, após perceber a gravidade do problema, o encaminhou para a maior emergência pública alagoana.
“Meu filho foi diagnosticado com meningite bacteriana, teve que ir para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e passou por mais de 20 procedimentos cirúrgicos na cabeça, devido a um abscesso, em consequência da doença. Mas, felizmente, agora está aqui, vivo”, comemorou a mãe.
A médica pediatra, Auxiliadora Costa, explicou que no HGE foi descoberta uma imunodeficiência congênita, possível causa para o desenvolvimento da meningite. “Ele iniciou imediatamente com o tratamento específico para a infecção bacteriana. Fez os procedimentos cirúrgicos para drenar o abscesso, com a neurocirurgia, mas, percebemos que tinha algo de base. Daí, com os exames, chegamos à imunodeficiência congênita”, relatou a pediatra.
Segundo ela, quando uma criança manifesta infecções recorrentes graves, até o primeiro ano de vida, pode ser sinal de alerta para uma imunodeficiência congênita. “No caso do Yaan, ele recebeu alta e vem, mensalmente até o HGE, para uso de imunoglobolina. Também recomendamos reabilitação com equipe multiprofissional”, informou Auxiliadora Costa.
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
