Concursos

Maratona de provas de concurso do Governo de AL começa neste domingo (08) pelo Corpo de Bombeiros

Processo seletivo para a corporação registrou mais de 19 mil inscritos e acontecerá em Maceió e Arapiraca

Por 7Segundos com Assessoria 07/08/2021 10h10
Maratona de provas de concurso do Governo de AL começa neste domingo (08) pelo Corpo de Bombeiros
Bombeiros - Foto: Assessoria

Falta pouco para o dia mais esperado pelos concurseiros do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). Neste domingo (8), o Governo de Alagoas dá início à maratona de provas do Ciclo de Concursos Públicos com o certame do CBMAL. De acordo com o edital da corporação, 170 vagas serão disputadas entre os mais de 19 mil inscritos registrados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). De acordo com o calendário do Cebraspe, a expectativa é que aconteça uma prova de concurso público por semana no mês de agosto, do total de oito certames que o Estado de Alagoas está realizando.

Todas as orientações que devem ser seguidas pelos candidatos durante as provas objetiva e discursiva foram disponibilizadas pelo site banca, aqui.

Organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) e pelo Cebraspe, o concurso contará com diversos protocolos e medidas de proteção contra o coronavírus. Ao chegar no local de prova, por exemplo, os candidatos deverão submeter-se à verificação da temperatura corporal, utilizar máscara, observar o distanciamento social, entre outras medidas. O participante que informar, na data de aplicação das provas, que está acometido pela Covid-19 não poderá participar da seleção.

De acordo com o edital, para o cargo de aspirante a oficial a aplicação da prova será às 8h e terá duração de 4 horas e 30 minutos. Para soldado, o início é às 15h, com duração de 3 horas e 30 minutos. Todos os candidatos deverão comparecer ao local das provas munidos de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.

É importante ressaltar que os locais dos exames devem ser observados atentamente pelos inscritos, uma vez que são distribuídos em localidades distintas, prezando pela democratização da seleção.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, a expectativa é que o processo seja tranquilo, sem intercorrências e seguro, uma vez que foi pensado e estruturado com base na expertise de uma das maiores e mais respeitadas bancas do país.

“Estamos confiantes em relação a esse momento, nos preparamos bastante para receber os candidatos com segurança através de logística bem estruturada. O Cebraspe possui muita experiência para realizar um concurso robusto como esse, por isso, os participantes podem ficar tranquilos e focar a atenção no que é mais importante para eles agora, que são as provas”, afirma o gestor da pasta.

Próximas provas – No próximo domingo (15), serão aplicadas as provas do certame da Polícia Militar, também muito esperado pelos concurseiros. Já para o dia 22/08, estão previstas as provas da Polícia Penal e, finalizando o mês, no dia 29/08, acontecerão as provas da Polícia Civil.

Para conferir todos os editais lançados pelo Governo de Alagoas, basta clicar aqui.