Maceió mobiliza população para combate à dengue
Ação acontece quarta e quinta-feira desta semana
Centenas de agentes de endemia vão a campo nesta quarta-feira (11), em Maceió, com suporte de servidores municipais, voluntários e apoiadores. Intitulado Maceió Unida Contra a Dengue, o mutirão terá sequência na quinta-feira (12) e pretende, em dois dias, visitar 24 mil imóveis residenciais, comerciais e áreas públicas, orientando a população a se tornar agente da eliminação de focos do Aedes aegypti.
O trabalho terá início às 8h, no Mercado do Jacintinho e em outros pontos da cidade, onde as equipes estarão concentradas a partir das 7h30 nos oito distritos sanitários de Maceió. A partir desses pontos, as equipes se deslocarão para o trabalho de campo nos bairros adjacentes.
As ações serão desenvolvidas em toda a capital, tendo como pontos prioritários bairros onde foram observados altos índices de infestação do Aedes aegypti. Nesses locais, serão verificados especialmente pontos estratégicos mais propensos à ocorrência de criadouros do mosquito, como borracharias, ferros-velhos e outros locais propícios ao acúmulo de água parada.
Confira os pontos de concentração nos oito Distritos Sanitários de Maceió:
– No 1º Distrito Sanitário, as equipes partirão do Corredor Vera Arruda, Sesc Poço e Praça do Rock;
– No 2º Distrito, as equipes se concentrarão na Praça da Faculdade, Estádio Rei Pelé e Guarda Municipal;
– No 3º DS, os pontos são as praças do Canaã e da Pitanguinha;
– No 4º DS, Praça do Mirante e Rotatória da Chã da Jaqueira;
– No 5º DS, Conjunto Piabas, Mercado do Jacintinho e Praça Central do José Tenório;
– No 6º DS, Praça Padre Cícero; no 7º DS, Praça central do Eustáquio Gomes e Associação Acauã;
– No 7º DS, Praça Central do Osman Loureiro e Cras Santos Dumont;
– No 8º DS, os pontos de partida são a praça central de Cruz das Almas e a praça do Mirante de Ipioca.
Além das ações de combate e eliminação dos vetores, durante o mutirão serão desenvolvidas atividades educativas, inspeção, orientação, capinação, limpeza e recolhimento de resíduos sólidos. Haverá abordagens em condomínios e residências, espaços públicos, mercados, feiras e estabelecimentos comerciais.
Na ação haverá, ainda, dois pontos estratégicos para o recolhimento de pneus e resíduos volumosos localizados na Praça da Faculdade, no Prado, e Associação do Acauã, no bairro Cidade Universitária.

“Esses locais serão inspecionados para que seja feita a eliminação de criadouros e o tratamento com larvicida. Também vamos orientar a população sobre a importância de adotar essas ações no dia a dia. Por fim, vamos distribuir fichas de autoinspeção, onde esses moradores escolherão um dia na semana para nos auxiliar e colaborar conosco nessa luta contra a proliferação do mosquito causador desses três agravos que vêm acometendo a nossa população”, explica a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, Carmem Samico.
Coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde, a operação mobiliza ações das Vigilâncias Ambiental e Sanitária; além das Secretarias de Comunicação, Educação, Abastecimento e Trabalho, Gestão, Desenvolvimento Territorial, Segurança Comunitária, Desenvolvimento Sustentável; e o GGI dos Bairros.
A ação também contará com apoio institucional do Exército, Cruz Vermelha, ABIH e Abrasel. As cooperativas de materiais recicláveis Cooprel Antares, Cooplum, Coopvila e Cooprel Benedito Bentes também participarão do mutirão Maceió Unidad Contra a Dengue.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
