Semed orienta retorno presencial híbrido do Ejai
Planejemento deve ser seguido por todas as escolas da rede municipal de educação e inclui avaliação diagnóstica e revezamento de turmas

A Educação Para Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) já possui um planejamento pedagógico para o retorno das aulas na modalidade híbrida. O caderno de orientações detalha para a comunidade escolar os princípios norteadores do retorno, como rodízio de turmas e sugestões de atividades.
Como em outras etapas, um dos focos da Ejai durante o ensino híbrido será identificar e preencher lacunas, coletiva (como turmas) e individualmente, deixadas durante o Continuum Curricular 2020/2021, quando as aulas ainda estavam ocorrendo de forma remota. O documento destaca que vários estudantes não tinham acesso a ferramentas tecnológicas para fazerem o aproveitamento total das aulas.
Segundo Ana Amélia, coordenadora do Ejai na rede municipal, o caderno traz diversas sugestões de atividades durante o período. “O caderno contempla toda a metodologia da Ejai na rede. É possível ter, também, uma ideia de como deve ser feito o escalonamento dos estudantes, que irão em dias alternados para diminuir os riscos de contágio pelo coronavírus”, conta.
Parte fundamental do processo de ensino durante o período será a escuta humanizada dos estudantes e o acolhimento emocional. Segundo o guia de retorno, devem ser promovidas rodas de conversa, palestras, diálogos, atividades especiais com convidados e outras ações diferenciadas.
O registro do resultado do diagnóstico será feito pelos professores, e essas anotações serão usadas para reflexão e problematização. A valorização das falas recorrentes e significativas dos educandos será, assim, central para garantir o aprendizado.
O escalonamento das turmas se dará de forma similar ao que já ocorre no Ensino Fundamental, onde as turmas serão divididas em grupos de, no máximo, 60% de seu total. Com isso, eles revezarão dias da semana presencialmente e de forma remota. Na semana seguinte, esses dias devem ser alternados, de forma a garantir uma carga horária idêntica.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
