Semed orienta retorno presencial híbrido do Ejai
Planejemento deve ser seguido por todas as escolas da rede municipal de educação e inclui avaliação diagnóstica e revezamento de turmas
A Educação Para Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) já possui um planejamento pedagógico para o retorno das aulas na modalidade híbrida. O caderno de orientações detalha para a comunidade escolar os princípios norteadores do retorno, como rodízio de turmas e sugestões de atividades.
Como em outras etapas, um dos focos da Ejai durante o ensino híbrido será identificar e preencher lacunas, coletiva (como turmas) e individualmente, deixadas durante o Continuum Curricular 2020/2021, quando as aulas ainda estavam ocorrendo de forma remota. O documento destaca que vários estudantes não tinham acesso a ferramentas tecnológicas para fazerem o aproveitamento total das aulas.
Segundo Ana Amélia, coordenadora do Ejai na rede municipal, o caderno traz diversas sugestões de atividades durante o período. “O caderno contempla toda a metodologia da Ejai na rede. É possível ter, também, uma ideia de como deve ser feito o escalonamento dos estudantes, que irão em dias alternados para diminuir os riscos de contágio pelo coronavírus”, conta.
Parte fundamental do processo de ensino durante o período será a escuta humanizada dos estudantes e o acolhimento emocional. Segundo o guia de retorno, devem ser promovidas rodas de conversa, palestras, diálogos, atividades especiais com convidados e outras ações diferenciadas.
O registro do resultado do diagnóstico será feito pelos professores, e essas anotações serão usadas para reflexão e problematização. A valorização das falas recorrentes e significativas dos educandos será, assim, central para garantir o aprendizado.
O escalonamento das turmas se dará de forma similar ao que já ocorre no Ensino Fundamental, onde as turmas serão divididas em grupos de, no máximo, 60% de seu total. Com isso, eles revezarão dias da semana presencialmente e de forma remota. Na semana seguinte, esses dias devem ser alternados, de forma a garantir uma carga horária idêntica.
Últimas notícias
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 1 milhão e 300 mil passageiros em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
