Consumo das famílias em Alagoas cresce durante junho
De acordo com a ASA, todo mês é registrado um aumento no consumo das famílias no estado
O consumo das famílias manteve a sequência de crescimento no mês de junho em Alagoas. Nesta quinta-feira (12) foi divulgado o levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que apontou um aumento de 4% no Brasil neste quesito.
No entanto, não foram divulgados dados específicos sobre Alagoas, mas o portal 7Segundos entrou em contato com a Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA). Apesar de não conter números exatos do período, a entidade informou que a sequência positiva se manteve, uma vez que o setor não parou por conta da pandemia.
De acordo com a ASA, todo mês é registrado um aumento no consumo das famílias no estado. A média de crescimento sempre varia entre 5% e 6% de um ano a outro.
Aumento em âmbito nacional
Como citado no começo da matéria, no Brasil o aumento foi de 4% no quesito analisado, quando comparados os primeiros semestres de 2020 e de 2021. Em junho, no entanto, o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros teve queda de 0,68% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Segundo o vice-presidente Administrativo e Institucional da Abras, Marcio Milan, o resultado é o primeiro recuo nas vendas registrado neste ano. “Isso mostra um ponto de atenção”, enfatizou.
As perspectivas para o ano ainda são de crescimento de 4,5% no consumo das famílias em 2020. O cenário positivo deve ser possível, na avaliação de Milan, pela melhora da situação econômica possibilitada pelo avanço da imunização contra a covid-19.