Justiça

Presidência do TSE informa novas medidas para aumentar a transparência nas eleições

 As medidas são uma resposta aos recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados contra o atual sistema de votação

Por 7Segundos com TC News 13/08/2021 16h04
Presidência do TSE informa novas medidas para aumentar a transparência nas eleições
Barroso em reunião com outros ministros - Foto: Reprodução

Na abertura da sessão plenária na última quinta-feira (12), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, fez uma defesa enfática da confiabilidade das urnas eletrônicas e da lisura das eleições brasileiras. O TC News desta sexta-feira (13) trouxe uma resumo do apresentação do ministro.

Barroso anunciou aos ministros e à sociedade uma série de medidas para fortalecer, ainda mais, a transparência e a publicidade dos mecanismos de auditabilidade do sistema eletrônico de votação.

Ele informou que os códigos-fonte – programas inseridos na urna para permitir a votação e a totalização dos votos – serão abertos aos partidos e técnicos das legendas a partir do dia 1º de outubro deste ano, com seis meses de antecedência do prazo legal. Agora, as legendas terão um ano para avaliar os softwares que rodam no aparelho.

As medidas são uma resposta aos recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados contra o atual sistema de votação.