Política

Deputado Inácio Loiola destaca passagem do Dia do Historiador e do Maçom

Parlamentar usou a tribuna da Casa de Tavares Bastos, nesta quinta (19)

Por 7Segundos 19/08/2021 10h10
Deputado Inácio Loiola destaca passagem do Dia do Historiador e do Maçom
Sessão ordinária desta quinta-feira (19) - Foto: Reprodução

O deputado estadual Inácio Loiola (PDT) usou a tribuna da Casa de Tavares Bastos, nesta quinta-feira (19), para destacar a passagem pelo Dia do Historiador e do Maçom. 

"Senhor presidente, hoje é o Dia Nacional do Historiador, ou seja, 19 de agosto. O Dia do Historiador foi oficializado a partir do decreto de lei nº 12330, de 17 de dezembro de 2009. A escolha dessa data, em homenagem ao grande nordestino, ao grande pernambucano, Joaquim Nabuco, um dos historiadores mais importantes do país e um dos responsáveis pela criação da Academia Brasileira de Letras. Joaquim Nabuco também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do país e autor da celebre frase: 'a escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil'", destacou Loiola.

O parlamentar fez referência ao historiador alagoano e vice-reitor do Centro Universitário (Cesmac), Douglas Apratto, que se recupera da Covid-19.

"Eu não poderia hoje deixar de homenagear todos os historiadores do Brasil, mas precisamente aqui de Alagoas, o doutor Douglas Apratto, que se recupera do Covid e é uma referência pra nós, alagoanos. Em nome do professor Douglas Apratto eu saúdo todos os historiadores de Alagoas e do Brasil", completou.

Loiola também fez referência ao Dia Nacional do Maçom, comemorado na sexta-feira (20).

"A maçonaria surgiu na idade média, na Europa. É uma sociedade universal que palmilha pelo caminho da liberdade, da democracia, da igualdade e da fraternidade. A palavra maçonaria, no Francês, significa construção. No português significa associação de pedreiros. No Brasil, a maçonaria foi criada em 1796. O Brasil hoje tem aproximadamente 250 mil maçons distribuídos em 6 mil lojas norte, sul, leste, oeste desse país. Eu quero saudar todos os maçons de Alagoas", destacou o parlamentar.

A sessão foi presidida pelo presidente presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Marcelo Victor (Solidariedade), e apenas 14 deputados registraram presença durante a verificação de quórum.