Saúde

Quintal Produtivo beneficia usuários de Unidade de Saúde no Clima Bom

Projeto estimula alimentação saudável por meio do cultivo de hortaliças e verduras

Por 7Segundos, com SMS 20/08/2021 12h12
Quintal Produtivo beneficia usuários de Unidade de Saúde no Clima Bom
Kits recebidos pelas família trazem utensílios para o plantio - Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou o projeto “Quintal Produtivo” com 13 famílias cadastradas na Unidade de Saúde da Família (USF) Rosane Collor, localizada no Clima Bom. O equipamento é o primeiro a receber a medida este ano. As famílias selecionadas serão estimuladas a adotar hábitos alimentares mais saudáveis e, com isso, melhorar sua qualidade de vida. A ação ocorreu nesta quinta-feira (19) na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no mesmo bairro.

Para efetivar o projeto, as famílias foram selecionadas pelos profissionais da unidade, sob a orientação das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Na atividade desenvolvida na escola, elas participaram de um curso básico de plantio, manejo e cultivo de hortaliças. Para dar início à produção, receberam os kits do projeto, contendo tesoura de poda, regador, húmus de minhoca, sementes e pá.

“Essa é a primeira ação do Nasf com o Quintal Produtivo desde o início da pandemia, retomando a mobilização social dos usuários em favor de uma melhor qualidade de vida, que pode se tornar até uma atividade de geração de renda. Consideramos como ponto mais positivo o vínculo que a unidade estabelece com esse usuário, ampliando e o cuidado com essas famílias”, destacou o coordenador geral do Nasf da SMS, Berto Gonçalo.

A dona de casa Maria Aparecida Guimarães foi uma das usuárias selecionadas para fazer parte da iniciativa. Ela contou que passou por um longo período de depressão após a perda trágica de dois filhos e encontrou nas plantas que cultiva em seu quintal um motivo para seguir em frente. Animada com a ação, ela disse que vai aprender a cultivar hortaliças, para consumo próprio.

“Eu gosto muito de plantas e encontrei nelas a vontade de continuar a viver. Não tenho muito espaço, mas quero aprender a trabalhar mais com a terra, porque essa é hoje a minha terapia”, ressaltou.

O agente de saúde Caetano Pereira Lima, que atuou na seleção das famílias para o projeto, revela que esse quadro depressivo é um fator bastante comum entre as famílias atendidas pela unidade e, em alguns casos, foi determinante na escolha dos usuários.

“Atuamos numa comunidade carente de alternativas de geração de renda, de lazer e bastante afetada pela violência. Por isso, acreditamos que esse projeto vai proporcionar qualidade de vida também nessa questão, melhorando a autoestima e a inclusão social de todos”, afirmou.

Cícero destacou a importância do projeto para a comunidade. Foto: Ascom SMS

Para o pedreiro Cícero de Oliveira Santos, o projeto surgiu como uma nova possibilidade de retomar o dia a dia, uma nova forma de ocupar a mente com algo produtivo.

“Temos aqui muitas pessoas sem emprego, sem função. Esse projeto chegou para nós no momento exato pra que a gente possa, de alguma forma, voltar a caminhar com os próprios pés. E ainda ajuda a gente a economizar no orçamento da família”, reforçou.

Parceira do Nasf na execução do projeto, a gerência da USF Rosane Collor destaca que, por se referir ao cuidado com as plantas e a práticas alimentares saudáveis, a ação fortalece a atribuição da Unidade, atuando na prevenção de enfermidades.

“Pensando na saúde como prevenção, somos, agora, a unidade pioneira no VII Distrito Sanitário com Quintal Produtivo, trazendo uma nova perspectiva para as pessoas da nossa região. Com isso, estamos trazendo o poder púbico para junto da população, além de fortalecer na comunidade o autocuidado”, destacou o gerente, Eudes Inácio da Silva.

O projeto


O Quintal Produtivo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para estimular práticas alimentares saudáveis, por meio do cultivo de hortaliças, em grupos vinculados às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A equipe responsável orienta as pessoas envolvidas sobre o plantio e o consumo de hortaliças, verduras e plantas alimentícias não convencionais, as chamadas Pancs. As famílias selecionadas também receberam os kits do projeto, que contém instrumentos e sementes para o plantio.