Renan Filho veta PL que isenta mesários de pagar taxa de inscrição em concursos
Projeto de Lei nº 457/2021 é de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT)
O governador Renan Filho (MDB) vetou totalmente o Projeto de Lei (PL) nº 457/2021, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), que “dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos no âmbito do Estado de Alagoas, as pessoas convocadas e nomeadas para servirem à Justiça Eleitoral por ocasião dos pleitos eleitorais, e dá outras providências”.
Em mensagem direcionada ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (26), o governador explicou as razões do veto. Segundo Renan, "embora muito louvável a matéria disposta no Projeto de Lei nº 457/2021, a sua sanção não se apresenta possível, uma vez que se reveste de inconstitucionalidade formal".
O inciso VI do art. 107, da Constituição do Estado de Alagoas (em disposição análoga àquela constante na alínea a do inciso VI do art. 84, da Constituição Federal), disciplina que são de iniciativa privada do Governador do Estado as leis que disponham sobre a organização e o funcionamento da Administração Estadual.
"O presente prospecto, ao dispor sobre a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos no âmbito do Estado de Alagoas, às pessoas convocadas e nomeadas para servirem à Justiça Eleitoral, adentra exclusivamente na iniciativa do Chefe do Poder Executivo, no exercício de sua competência administrativa, violando o preceito contido no dispositivo supramencionado", escreveu.
Últimas notícias
Acidente deixa duas pessoas em estado grave na BR-101 em São Sebastião
Homem é executado com vários tiros na cabeça em São José da Laje
Em São Sebastião 72,35% das crianças estão alfabetizadas e estudo aponta avanço de quase 30%
Governador Paulo Dantas parabeniza forças policiais de Alagoas após combate ao crime organizado
Com início em 16 de abril, Arapiraca terá AgroShow e Festival do Camarão no Centro de Convenções
Rafael Brito cobra prisão imediata de suspeito em caso de crime brutal em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
