Renan Filho veta PL que isenta mesários de pagar taxa de inscrição em concursos
Projeto de Lei nº 457/2021 é de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT)

O governador Renan Filho (MDB) vetou totalmente o Projeto de Lei (PL) nº 457/2021, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), que “dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos no âmbito do Estado de Alagoas, as pessoas convocadas e nomeadas para servirem à Justiça Eleitoral por ocasião dos pleitos eleitorais, e dá outras providências”.
Em mensagem direcionada ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (26), o governador explicou as razões do veto. Segundo Renan, "embora muito louvável a matéria disposta no Projeto de Lei nº 457/2021, a sua sanção não se apresenta possível, uma vez que se reveste de inconstitucionalidade formal".
O inciso VI do art. 107, da Constituição do Estado de Alagoas (em disposição análoga àquela constante na alínea a do inciso VI do art. 84, da Constituição Federal), disciplina que são de iniciativa privada do Governador do Estado as leis que disponham sobre a organização e o funcionamento da Administração Estadual.
"O presente prospecto, ao dispor sobre a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos no âmbito do Estado de Alagoas, às pessoas convocadas e nomeadas para servirem à Justiça Eleitoral, adentra exclusivamente na iniciativa do Chefe do Poder Executivo, no exercício de sua competência administrativa, violando o preceito contido no dispositivo supramencionado", escreveu.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
