Prefeitura de Maceió entrega 50 alvarás de funcionamento a comerciantes informais
Com posse da documentação, empreendedores agora saem da informalidade e poderão exercer suas atividades de forma legalizada

Prefeitura realizou a entrega de 50 alvarás de funcionamento para que comerciantes informais possam trabalhar de forma legalizada em áreas públicas, conforme exige a legislação municipal. A entrega das documentações aconteceu no prédio sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), no bairro de Jaraguá, nesta quinta-feira (26).
Os alvarás foram entregues a ambulantes, donos de food trucks e food trailers que, a partir de agora, poderão realizar legalmente atividade econômica em área pública. Os comerciantes passaram por todas as etapas definidas pela Secretaria como a solicitação do requerimento, a vistoria do local e a viabilidade do pleito, até chegar na divulgação do resultado, que é publicado no Diário Oficial do Município.
Para Thiago Prado, secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a entrega desses alvarás é mais uma ação para melhorar o comércio da cidade de Maceió, tirando esses trabalhadores da informalidade.
“Todas essas pessoas agora poderão exercer suas atividades com tranquilidade e segurança, já que essa autorização permite ao comerciante negociar seus produtos naquele local que foi solicitado e estabelecido pela Prefeitura. Vamos fazer novos mutirões para ampliar ainda mais a legalização dos comerciantes informais aqui em Maceió”, afirmou o secretário.
Quem estava aguardando ansiosamente para sair da informalidade foi Ana Andrade, de 49 anos de idade. A ambulante contou que, durante a pandemia, precisou se reinventar. Até o ano de 2020, trabalhava como cabeleireira, mas, por causa da Covid-19, a vida dela mudou.
“Quando tive que fechar o meu salão de beleza, a cozinha, que era o meu hobby, se transformou na minha principal fonte de renda. Foi aí que comecei a produzir e vender empadas cremosas”, lembrou Ana.
Ela disse, ainda, que ficou um tempo na informalidade, mas, agora, com o alvará de funcionamento, ela vai trabalhar mais tranquila no bairro de Jaraguá, e sem medo de ter as mercadorias apreendidas e seu carrinho.
“A Prefeitura está de parabéns por ter regularizado o meu trabalho e dessas outras pessoas. Para mim, esse documento é muito importante. Agora eu estou regularizada, vou trabalhar certinho, não vou ficar mais com receio das fiscalizações”, comemorou a comerciante.
As pessoas que têm a intenção de comercializar algum tipo de produto em áreas públicas da capital alagoana, ou que atuam no comércio informal, devem procurar a Semscs para dar entrada no alvará de funcionamento antes de iniciar as atividades.
A lista com a documentação necessária para conseguir o alvará, e exercer a atividade legalizada de ambulante, ou ter o serviço de food truck ou food trailer autorizado pela Semscs, está disponível no link: https://www.online.maceio.al.gov.br/4/.
Últimas notícias

Queda de fio elétrico mata 27 vacas em fazenda de Batalha

Porto de Pedras apresenta projeto para Praia da Lage visando Selo Bandeira Azul

Governo Trump fala em “censura” e “prisão ilegal” no Brasil ao justificar tarifaço

Ronda no Bairro acolhe casal em situação de vulnerabilidade no Benedito Bentes

Babá morta em Maceió era testemunha de outro caso de agressão envolvendo o suspeito

Atalaia é destaque no Vale do Paraíba com Curso de Formação da Guarda Municipal
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
