Cultura

“Mundaú Lagoa Aberta” tem programação neste sábado (28) para celebrar povos das lagoas

Evento inicia com homenagem a a Eliane Morais, primeira mulher presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores

Por 7Segundos com Assessoria 28/08/2021 12h12
“Mundaú Lagoa Aberta” tem programação neste sábado (28) para celebrar povos das lagoas
Vista da Lagoa Mundaú - Foto: Povos da Lagoa

A 25ª edição do “Mundaú Lagoa Aberta” começa neste sábado (28), de 9h às 13h, no “Monumento ao Milênio”, no bairro Vergel do Lago, orla lagunar de Maceió, dessa vez comemorando o aniversário de 4 anos do Movimento dos Povos das Lagoas. O evento se inicia em agosto e se estende até o mês de setembro, com diversas atividades envolvidas com o meio ambiente, a educação, a cidadania e a cultura.

O evento é aberto ao público e, a cada nova edição, é trazida uma temática diferente, e a partir desse tema são propostas as atividades que irão ocorrer durante o evento, como apresentações culturais e rodas de conversa. Neste ano, o tema será “Mulheres, Direitos Humanos e Cultura Popular”.

"O evento tem o intuito de levar a cultura para a população Lagunar que carece de ações culturais, artísticas e educativas para com as crianças e famílias que ali residem e sentem na pele essa dificuldade", esclarece Jaqueline Santos moradora da Lagoa que integra o GT (Grupo de Trabalho) de Comunicação e Produção do Mundaú Lagoa Aberta

A edição também irá contar com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), por meio do Turismo Comunitário, que também acontece no sábado (28), e é um projeto que integra a população da região em eventos culturais que promove comunidade local e chama atenção dos turistas. A proposta é criar roteiros e dar ênfase aos atrativos histórico-culturais nos bairros de Maceió.


No sábado (28), acontecerá o primeiro evento chamado “Corrida Eliane Morais”, cuja homenageada atende por Maria Eliane da Conceição dos Santos Morais, mulher casada, mãe de dois filhos, pescadora e filha de pescador. Sempre trabalhou no Mercado da Produção, foi convidada para participar da Colônia de Pescadores Z 05 "Anibal Gama", depois foi secretária da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas e Presidente da Colônia de Pescadores Z-04 "Santo Antônio". Eliane foi a primeira mulher pescadora a se tornar presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (FEPEAL) e da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA).

Ainda sobre a programação, Isadora Padilha, presidente do IDEAL explica que: "O passeio Otávio Brandão vai acontecer em sua segunda edição, marcando nossa retomada presencial na comemoração dos nossos 4 anos". Já sobre os cuidados presenciais das atividades, considerando o cenário atual de pandemia, Isadora enfatiza que "serão tomados todos os cuidados de prevenção, com uso de máscaras e álcool 70 e com menos pessoas nas embarcações".

Além das atividades presenciais, respeitando os protocolos de segurança, o evento conta com programação virtual com o webinários sobre direitos humanos e mulheres, debates, música e cultura popular pelo canal da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas (Prograd/Ufal), e também o programa Vem Com Nois com transmissão pelo canal TV Beira da Lagoa no youtube.


Para Diego Verdino, do Coletivo Nois Q Faiz, as ações virtuais são uma nova proposta e prometem aperfeiçoar e dar notoriedade ao que já está sendo feito: "O Coletivo Nois Q Faz reformulou as ações realizadas presencialmente no Mundaú Lagoa Aberta, com a "Tenda da Juventude", e criamos o programa "Vem com Nois". Seguimos nos aperfeiçoando para compreender e aprender a lidar com essas ferramentas, que são o futuro.

"A 25ª edição do Mundaú Lagoa Aberta foi contemplada no Prêmio Produção Dinho Oliveira, da Secretaria de Estado da Cultural de Alagoas (Secult), com o incentivo financeiro da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural de apoio à cultura.

Confira a programação do evento!

28/08 às 09 horas
Corrida Eliane Morais Mulher (Preta Marisqueira e primeira mulher presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores).

1. Abertura Boi Pacato Rei
2. Pré-corrida - fala da filha da Eliane, Fala dos Canoeiros, Movimentos dos Povos das Lagoas/Presidente da Colônia de Marechal Deodoro/ a Presidente da Federação de Pescadores

3. 10h00 CORRIDA
Equipe de produção no acompanhamento numa jangada

4. 14h30 Premiação dos Canoeiros
Fala dos Movimentos, Secretaria do Turismo e entrega de troféus


Atividades on-line

03/09 às 14h webinário "Mulher e Direitos Humanos", promovido pelo Projeto Erê com apoio do Instituto IDEAL. Convidadas: Elita Morais Dorvillé, mestra em Direito Público pela UFAL, professora nas faculdades ESTACIO e UNINASSAU, membra do grupo de estudos CARMIN-FEMINISMO JURÍDICO;
Paula Lopes, advogada, feminista, ativista do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM);
Mediação:
Mônica Regina Nascimento dos Santos, pedagoga, mestra em educação brasileira e professora da UFAL.
Membra do Coletivo de Apoio às Trabalhadoras e Trabalhadores (CATT).

05/09
Culminância Cultura Agosto da Cultura popular
Webinário debate e música Cultura Popular YouTube
Mediação e apresentação Rogério Dyaz
- Boi Pacato Rei
- Capoeira Engenho Velho
- Boi Amizade

08/09
Programa Vem Com Nois, às 20h, no canal TV Beira da Lagoa do Youtube

Atividades fechadas - presencial

16/09
Aniversário de 4 anos do Movimento com o 2° Passeio Otávio Brandão
Abertura com Capoeira Engenho Velho