Saúde

Número de pessoas com deficiência em Alagoas chega 9% da população total

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, a maioria são mulheres

Por 7Segundos 29/08/2021 08h08
Número de pessoas com deficiência em Alagoas chega 9% da população total
Deficiência visual é a mais comum entre os alagoanos - Foto: taras_chaban

Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a qual tem o intuito de coletar dados locais, regionais e nacionais em relação a saúde de pessoas de 2 anos ou mais que possuem deficiência em pelo menos uma de suas funções. Na pesquisa estavam englobadas deficiências visual, auditiva, motora de membros superiores ou inferiores e mental ou intelectual.

Em Alagoas, a proporção em relação à população local total de pessoas que se enquadram nesse tópico é de 9,1%, sendo o sexo feminino a maioria, com uma proporção de 10,6% e o masculino com 7,4%.

Dentre as deficiências destacadas pela pesquisa, a visual é a mais comum. Um total de 32,5% da população alagoana declarou usar óculos ou outro aparelho de auxílio para lidar com problemas de visão, tendo o sexo feminino, também, como o mais afetado, com uma proporção de 39,9%, e o masculino com 24,2%.

Outro ponto que o estudo aponta é em relação ao suporte regular oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para essas pessoas. De acordo com os dados apresentados, 62,4% dos alagoanos que apresentaram pelo menos um tipo de deficiência receberam algum cuidado em reabilitação de forma regular no SUS nos últimos 12 meses.