Número de pessoas com deficiência em Alagoas chega 9% da população total
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, a maioria são mulheres

Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a qual tem o intuito de coletar dados locais, regionais e nacionais em relação a saúde de pessoas de 2 anos ou mais que possuem deficiência em pelo menos uma de suas funções. Na pesquisa estavam englobadas deficiências visual, auditiva, motora de membros superiores ou inferiores e mental ou intelectual.
Em Alagoas, a proporção em relação à população local total de pessoas que se enquadram nesse tópico é de 9,1%, sendo o sexo feminino a maioria, com uma proporção de 10,6% e o masculino com 7,4%.
Dentre as deficiências destacadas pela pesquisa, a visual é a mais comum. Um total de 32,5% da população alagoana declarou usar óculos ou outro aparelho de auxílio para lidar com problemas de visão, tendo o sexo feminino, também, como o mais afetado, com uma proporção de 39,9%, e o masculino com 24,2%.
Outro ponto que o estudo aponta é em relação ao suporte regular oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para essas pessoas. De acordo com os dados apresentados, 62,4% dos alagoanos que apresentaram pelo menos um tipo de deficiência receberam algum cuidado em reabilitação de forma regular no SUS nos últimos 12 meses.
Últimas notícias

Lula fala em retomar US$ 17 bi do comércio com Japão e cita eventual acordo com Mercosul

Filha de mulher que morreu queimada pelo marido ateia fogo na casa onde crime ocorreu

Conscientização sobre a epilepsia: projeto de Ayres institui ‘Março Roxo’ em Alagoas

Arapiraca se consolida como referência em educação em tempo integral

Governo de Alagoas promove 1º Encontro Estadual sobre Transtorno do Espectro Autista

Prefeitura de Maceió paga o salário de março nesta sexta-feira (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
