AL está entre os estados com menor crescimento de pobreza nos últimos 2 anos
Pandemia é apontada como a maior causa do empobrecimento nos estados
Alagoas está entre os estados com o menor crescimento da pobreza no país. Isso de acordo com um estudo feito pelo economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).
O percentual da população pobre aumentou em 24 das 27 unidades federativas entre o primeiro trimestre de 2019 e janeiro de 2021. Com um crescimento percentual de 0,9% (46,6%-47,5%), Alagoas só fica atrás da Bahia, que teve um aumento de 0,7% (42,2%-42,9%) .
Em entrevista ao Correio Braziliense, o economista Daniel Duque aponta a pandemia de Covid-19 como a maior causa do empobrecimento da população brasileira nesse período.
“Foi um grande choque no emprego e na renda das famílias, que foi mitigado, em grande parte de 2020, pelo auxílio emergencial. Mas, como não tivemos o auxílio no primeiro trimestre de 2021, com a economia ainda em recuperação, houve esse aumento da pobreza”, diz Daniel Duque.
O Distrito Federal foi a região que mais empobreceu. No DF, o estudo registrou aumento de 7,9 pontos percentuais da pobreza, que passou de 12,9% para 20,8% da população.
Últimas notícias
Carneiros e Mata Grande decretam emergência por estiagem no Sertão
Lei de Antonio Albuquerque endurece punições por violência em estádios de AL
Seris investiga possível soltura irregular de custodiado em Alagoas
Alagoas prepara investimento de R$ 7,2 milhões em rifles para combate ao crime
Estudo mostra que AL tem pior ocupação do país; JHC propõe modelo moderno de desenvolvimento
PGE considera viável contratação do Cebraspe para concurso da Sefaz
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
