Unidade de Saúde Dr. Hélvio Auto promove ação de combate à violência contra mulher
Evento foi voltado para usuárias, que vivem em situação de vulnerabilidade social
A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Hélvio Farias Auto, no bairro do Trapiche da Barra, promoveu, nesta segunda-feira (30), uma ação voltada para as usuárias da unidade, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa se deu em alusão à campanha Agosto Lilás, institucionalizada pelo prefeito JHC como mês de combate à violência contra a mulher.
Durante a atividade, residentes da unidade fizeram uma exposição dos tipos de violência contra a mulher por meio de uma peça teatral, falaram sobre a rede de enfrentamento e fizeram a entrega de panfletos informativos sobre o tema. Ao final, usuárias inseridas no Cadastro Único e que vivem em vulnerabilidade social receberam cestas básicas e alguns brindes.
“Infelizmente, muitas mulheres ainda sofrem caladas, a maioria dentro de suas casas, mas é necessário que elas se sintam amparadas, se valorizem e denunciem o agressor. Aqui, estabelecemos uma roda de conversa, esclarecendo todas as dúvidas e informando essas mulheres sobre seus direitos e serviços disponíveis”, ressalta a gerente do 2º Distrito Sanitário, Kristiane Duarte.
Nádia Larissa é enfermeira residente da Unidade e uma das organizadoras do evento. Ela destacou o acolhimento oferecido pelo equipamento às usuárias. “A Unidade Hélvio Auto é um lugar de acolhimento também para essas mulheres que querem conversar e desabafar. Aqui, o nosso intuito é proporcionar, primeiramente, um apoio psicológico, fortalecê-las e conhecer a situação em que elas se encontram naquele momento, para que assim tomem decisões assertivas no relacionamento”, destaca.
O evento foi organizado pelos profissionais de saúde da unidade, que fazem parte da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dom Adelmo Machado e do Grupo de Trabalho Cultura da Paz — composto por áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
