Política

Deputada Jó Pereira recebe título de embaixadora do Comércio Exterior

Homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara de Negócios Internacionais

Por 7Segundos, com assessoria 02/09/2021 12h12
Deputada Jó Pereira recebe título de embaixadora do Comércio Exterior
Homenagem foi entregue pelo presidente da CNIA (Câmara de Negócios Internacionais), Luizandré Barreto - Foto: Assessoria

A deputada estadual Jó Pereira, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, recebeu nesta quinta-feira (02), o título de embaixadora do Comércio Exterior (Comex) de Alagoas. A homenagem foi entregue pelo presidente da CNIA (Câmara de Negócios Internacionais), Luizandré Barreto, durante o lançamento do programa de impulsionamento do mercado internacional e do e-Comex, no Hotel Intercity, na Ponta Verde.

"É uma grande honra para mim receber um reconhecimento desse porte", agradeceu a parlamentar, também integrante da CNIA, destacando que a rede de apoio ao pequeno e médio empresário em Alagoas ainda está "solta", assim como tantas outras outras, a exemplo das redes de apoio às mulheres vítimas de violência e às crianças.

"É preciso conectar os pontos dessa rede. Nós não temos esses pontos conectados porque não temos o hábito de praticar e executar políticas públicas intersetoriais e simultâneas. Infelizmente não temos, na gestão pública, o hábito de otimizar os processos. Precisamos parar de ser ilhas, porque ninguém faz nada sozinho. As áreas de educação, saúde, desenvolvimento econômico, agricultura, segurança pública não fazem nada sozinhas, precisam estar interconectadas, porque a gente percebe que quando uma empresa vem para Alagoas ela quer também mão de obra qualificada, quer uma estrutura de saúde que atenda seus colaboradores, quer um estado seguro... Interconectar os pontos dessa rede tem sido uma grande alegria e uma das minhas missões", analisou ela.

Afirmando que "precisamos levar cada vez mais Alagoas para o mundo”, a deputada destacou o importante do trabalho de Luizandré Barreto à frente da CNIA neste sentido, e agradeceu ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcius Beltrão, que está sempre de portas abertas para recebê-la. Em sua fala, o secretário também pontuou a articulação de Jó no sentido de trazer desenvolvimento e geração de emprego e renda para o estado.

“A CNIA tem feito um papel muito relevante, trazendo essas novas possibilidades e soluções tecnológicas, com conhecimento técnico, que é muito necessário para exportar. A gente espera que o Poder Público apoie essa iniciativa”, reforçou a deputada.

"Podem contar sempre com o meu apoio, para fazer a articulação necessária para promover a indústria, o comércio, o turismo, a cultura, o desenvolvimento de Alagoas”, prosseguiu Jó, agradecendo a todos os integrantes da CNIA pela homenagem. Posteriormente, a parlamentar citou ainda a necessidade de uma maior articulação geral para o fortalecimento do artesanato alagoano, importante não só do ponto de vista do desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda, mas também do ponto de vista da valorização da nossa cultura. Ela lembrou que já há boas iniciativas na área, precisando apenas interligar as ações.

O e-Comex do Brasil é um programa da CNIA criado para facilitar, desburocratizar e impulsionar as vendas de produtos alagoanos, inclusive o artesanato, e brasileiros no mercado internacional, aproximando o empresário alagoano do consumidor final em qualquer parte do mundo.

Também participaram do encontro o diretor do e-Comex do Brasil, Cleber Carvalho; o presidente da Fecomércio, Gilton Lima; o presidente da ABNT, Mario William; representantes da Fecomércio de Sergipe; do BNB Alagoas; além de empresários de diversos setores.