Saúde

Dengue: saiba quais medicamentos devem ser evitados no tratamento da doença

Maceió registrou 500 novos casos de dengue no primeiro semestre de 2021

Por Assessoria 03/09/2021 16h04
Dengue: saiba quais medicamentos devem ser evitados no tratamento da doença
Farmacêutica Carmem Arroxelas - Foto: Assessoria

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 500 novos casos de dengue foram registrados em Maceió no primeiro semestre de 2021. A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti cujos sintomas são febre alta, dores e manchas vermelhas no corpo.

Em entrevista, a farmacêutica Carmem Arroxelas explicou que ao sentir os sintomas, o paciente deve evitar o uso de medicamentos como como ácido acetilsalicilico conhecido como (ASS), ibuprofeno, diclofenaco e os outros anti-inflamatórios. “A dengue já uma doença que traz o risco de hemorragia e o uso desses medicamentos podem aumentar o risco de sangramentos e hemorragias e agravar o quadro do indivíduo”, pontuou.

Os anticoagulantes também estão na lista de medicamentos não permitidos, como anticoagulantes como varfarina e corticoides como dexametasona. De acordo com a farmacêutica, em caso de suspeita de dengue, o paciente deve ir a uma unidade de saúde para realização do diagnóstico. “Nos casos em que os sintomas forem dor abdominal forte, vômito persistente, sangue nas fezes ou na urina, o procedimento é ir imediatamente a uma unidade de emergência porque este pode ser um sinal de dengue hemorrágica.

Carmem pontua que para amenizar a dor e febre podem ser utilizados os medicamentos paracetamol ou dipirona e uma boa hidratação. “É importante que ele beba bastante líquido como água, soro caseiro”, disse.