Serviços

Sebrae e Banco do Brasil discutem parceria com foco no acesso ao crédito

Diretoria executiva da instituição e presidente nacional do banco se reúnem em Maceió

Por Sebrae 03/09/2021 20h08
Sebrae e Banco do Brasil discutem parceria com foco no acesso ao crédito
Sebrae e Banco do Brasil discutem parceria com foco no acesso ao crédito - Foto: Kelvin Gomes/Sebrae

O Sebrae Alagoas e o Banco do Brasil (BB) trabalham juntos em um novo projeto para estreitar ainda mais a relação dos empreendedores com o sistema bancário. Ainda em fase piloto, a ideia é criar uma espécie de agência virtual do BB para facilitar o direcionamento do empreendedor que procura o Sebrae para buscar informações relacionadas a tomada de crédito.

Para tratar deste e de outros assuntos na área financeira, a Diretoria Executiva (Direx) do Sebrae Alagoas se reuniu, no final da manhã desta sexta-feira (3), com o presidente nacional do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro. Também participaram do encontro o vice-presidente de Negócios e Varejo do BB, Carlos Motta; e o superintendente do banco em Alagoas e Sergipe e membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Alagoas, Rafael Alessi.

A comitiva contou ainda com as presenças do superintendente comercial do BB, Marcolino Rodighero, e do gerente de Mercado PJ e Coligadas do banco, Vinícius Marcel, que também é conselheiro suplente do CDE.

Paralelo ao projeto piloto da agência virtual, também há a expectativa de que as Salas do Empreendedor contem com atendimento especial do banco em determinados dias do mês. Essa parceria seria disponibilizar um funcionário do BB de plantão numa dessas Salas, em um dia específico, tirando dúvidas dos empreendedores sobre o acesso a crédito e analisando propostas de novos clientes.

“A gente está fazendo isso com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e com o Banco do Nordeste. Nós somos a ponte entre o banco e os nossos clientes. Damos assistência aos nossos empreendedores na parte de gestão de empresas e na questão da educação empreendedora”, destaca o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira.

“Para os bancos, uma empresa que é atendida pelo Sebrae lhes dá muito mais garantias porque são empresas já preparadas [gestão] para a utilização do crédito”, completa. “O crédito pode ser a solução para um problema, mas também pode ser um enveneno para esse mesmo problema, ou seja, se não souber utilizar o crédito que você tira do banco você pode se complicar mais ainda”, alerta.

“Nós também estamos levando a garantia por meio do FAMPE [Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas], que é um fundo garantidor de crédito que o Sebrae dispõe para dar um esteio a essas operações. Essa garantia facilita o crédito. Então, são essas operações que nós estamos estudando e aprimorando com os bancos, para facilitar a vida dos empresários e do pequeno negócio”, explica Marcos Vieira.

Na reunião com o BB, também participaram o presidente do CDE do Sebrae Alagoas, Zezinho Nogueira; o diretor administrativo e financeiro da instituição, Roberval Cabral, e a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD), Renata Fonseca.