Mais de 40% dos adultos completaram a imunização contra Covid-19 em Maceió
313.404 pessoas já tomaram as duas doses ou a dose única das vacinas contra o novo coronavírus
A vacinação contra a Covid-19 em Maceió chegou a 41,3% da população maior de 18 anos imunizada com as duas doses das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer ou com a vacina de dose única da Janssen. Até domingo (5), 297.488 (39,2%) pessoas haviam tomado a segunda dose da vacina e 15.916 (2,1%) haviam tomado a vacina de dose única, chegando a 313.404 com ciclo vacinal completo.
O domingo fechou com atendimento de 3.391 pessoas nos pontos de vacinação. Desse total,2.031 pessoas tomaram a primeira dose e 1.360 pessoas tomaram a segunda dose.
Nesta segunda (6), Maceió mantém administração da primeira dose para pessoas de 16 anos ou mais sem comorbidades, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou com deficiência e gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com prescrição médica.
Integrantes de todos os públicos dessa etapa da vacinação podem se vacinar em qualquer um dos oito pontos fixos.
A segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer está sendo administrada nos oito pontos de vacinação com antecipação de até dez dias. A segunda da Coronavac está disponível apenas no Shopping Pátio (Cidade Universitária).
O horário da vacinação vai até as 16h em todos os pontos, localizados nos estacionamentos da Justiça Federal (Serraria) e Jaraguá, nos shoppings Pátio (Cidade Universitária) e Maceió (Mangabeiras), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) o horário será encerrado às 16h.
Documentos necessários
Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).
Os adolescentes de 17 e 16 anos podem se dirigir aos pontos de vacinação desacompanhados. Já os de 12 a 15 anos deverão estar, necessariamente, acompanhados de pai, mãe ou responsável e, diante de impossibilidade da presença destes, é necessário que esteja acompanhado de pessoa maior de idade e que apresente declaração de autorização dos pais para a imunização. A declaração pode ser escrita a próprio punho.
Para tomar a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose. Pessoas com deficiência visual, que ao tomar a primeira dose tenham recebido o cartão convencional, podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda dose.
Comorbidades
Para ser imunizada, a pessoa com comorbidade precisa apresentar documento com foto e CPF, além de um dos documentos a seguir com cópia que fica retida no local de vacinação: prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifique a imunização; exames específicos que estabeleçam o diagnóstico; relatório médico; ou cadastros específicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Deficiência permanente
Estão inseridas nesta etapa as pessoas com deficiência permanente física, mental, intelectual ou sensorial, incluindo portadores de doenças raras e que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas.
Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto e CPF, original e cópia de Comprovante de Residência e algum documento que comprove a condição, como o laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público; documento que indique se tratar de pessoa com deficiência; comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC); documento comprobatório de vinculação a Centros de Reabilitação e/ou Unidades Especializadas no atendimento às pessoas com deficiência.
Nos casos de deficiência física aparente ou visível que causem limitações, não será obrigatório a apresentação do documento comprobatório.
Para a vacinação de adolescentes o único imunizante autorizado, até o momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a vacina da Pfizer.
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
[Vídeo] Homem investigado por estupro de vulnerável no PR é preso no interior de Alagoas
Resultado do Sisu 2026 é divulgado; veja como acessar lista de aprovados
Acumulou! Mega-Sena pode pagar R$ 102 milhões nesta quinta-feira
Batida entre entre dois carro deixa trânsito lento na Avenida Leste-Oeste, em Maceió
MP denuncia Rogério Andrade e prende PMs por guarda armada do jogo do bicho
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
