CAPS Noraci Pedrosa inicia ações do Setembro Amarelo com atividades durante todo o mês
Prevenção ao suicídio é tema relevante e precisa ser amplificado junto à população

O Centro de Atenção Psicossocial Noraci Pedrosa iniciou, nesta quarta-feira (8), as atividades em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O objetivo da ação foi promover conhecimento sobre o tema para os usuários e orientá-los sobre as formas de enfrentar problemas e desafios diários. O momento contou com a palestra da psicóloga Klaudiane Silva, que abordou ao tema de forma educativa, explicando quais as causas do suicídio, formas de prevenção e como aprender a lidar com o sofrimento.
“Nosso objetivo é trabalhar com os usuários a prevenção ao suicídio, que é um tema tabu na sociedade, e também fazê-los entender que os desafios fazem parte da vida. Com isso, queremos incentivá-los a aprender a lidar com esses desafios e, a partir disso, fortalecê-los para terem as ferramentas necessárias para lidar com as situações adversas”, explica Klaudiane Silva.
Ela também destaca que o suicídio pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente de transtornos mentais. “O suicídio pode vir a acontecer com qualquer pessoa que, em algum momento da vida, se sinta sem saber o que fazer. Muitas pessoas podem associar o suicídio a quem têm depressão, mas precisamos desmistificar isso. A vontade de tirar a própria vida pode acontecer também com pessoas que não tenham nenhum transtorno mental, mas de repente perdeu um emprego, por exemplo, e não sabe mais o que fazer porque era o único fator de proteção para ela”, comenta.
Para Rita Pedrosa, gerente do CAPS Noraci Pedrosa, o tema é muito importante e precisa ser abordado frequentemente. “Realizar ações como esta é muito importante porque nós primamos pelo cuidado à vida. A depressão e os demais transtornos mentais estão presentes em diversas pessoas e muitas delas tiram a própria vida. Por isso, falar sobre suicídio é algo que precisa ser diariamente, independentemente do mês”, ressalta.
Palestras e oficinas alusivas ao Setembro Amarelo continuarão acontecendo todas as quartas-feiras deste mês para os usuários do CAPS. A unidade também fará ação educativa e panfletagem nos pontos de vacinação do Jacintinho, Drive da Justiça Federal, Shopping Pátio e Maceió Shopping, nos dias 13, 20 e 27 (das 9h às 12h) e 09, 21 e 30 (de 14h às 17h).
Últimas notícias

Penedo registra crescimento na abertura de novas empresas, aponta Juceal

Moradores se revoltam com sequestro de recém-nascida e bloqueiam BR-101, em Novo Lino

WhatsApp caiu? Usuários relatam problemas no aplicativo; entenda

Prefeitura de Maceió amplia combate ao descarte irregular de lixo com sete Ecopontos

Homem contesta paternidade de filho com garota de programa em Arapiraca

Suspeitos de tráfico de drogas são presos durante ações da PM em Maceió e Murici
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
