CAPS Noraci Pedrosa inicia ações do Setembro Amarelo com atividades durante todo o mês
Prevenção ao suicídio é tema relevante e precisa ser amplificado junto à população
O Centro de Atenção Psicossocial Noraci Pedrosa iniciou, nesta quarta-feira (8), as atividades em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O objetivo da ação foi promover conhecimento sobre o tema para os usuários e orientá-los sobre as formas de enfrentar problemas e desafios diários. O momento contou com a palestra da psicóloga Klaudiane Silva, que abordou ao tema de forma educativa, explicando quais as causas do suicídio, formas de prevenção e como aprender a lidar com o sofrimento.
“Nosso objetivo é trabalhar com os usuários a prevenção ao suicídio, que é um tema tabu na sociedade, e também fazê-los entender que os desafios fazem parte da vida. Com isso, queremos incentivá-los a aprender a lidar com esses desafios e, a partir disso, fortalecê-los para terem as ferramentas necessárias para lidar com as situações adversas”, explica Klaudiane Silva.
Ela também destaca que o suicídio pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente de transtornos mentais. “O suicídio pode vir a acontecer com qualquer pessoa que, em algum momento da vida, se sinta sem saber o que fazer. Muitas pessoas podem associar o suicídio a quem têm depressão, mas precisamos desmistificar isso. A vontade de tirar a própria vida pode acontecer também com pessoas que não tenham nenhum transtorno mental, mas de repente perdeu um emprego, por exemplo, e não sabe mais o que fazer porque era o único fator de proteção para ela”, comenta.
Para Rita Pedrosa, gerente do CAPS Noraci Pedrosa, o tema é muito importante e precisa ser abordado frequentemente. “Realizar ações como esta é muito importante porque nós primamos pelo cuidado à vida. A depressão e os demais transtornos mentais estão presentes em diversas pessoas e muitas delas tiram a própria vida. Por isso, falar sobre suicídio é algo que precisa ser diariamente, independentemente do mês”, ressalta.
Palestras e oficinas alusivas ao Setembro Amarelo continuarão acontecendo todas as quartas-feiras deste mês para os usuários do CAPS. A unidade também fará ação educativa e panfletagem nos pontos de vacinação do Jacintinho, Drive da Justiça Federal, Shopping Pátio e Maceió Shopping, nos dias 13, 20 e 27 (das 9h às 12h) e 09, 21 e 30 (de 14h às 17h).
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
