Emprego

Usuários do CadÚnico são capacitados com cursos ofertados Prefeitura

Em outubro, os jovens estarão formados e qualificados para o mercado

Por Ascom Semas 10/09/2021 13h01
Usuários do CadÚnico são capacitados com cursos ofertados Prefeitura
Alunos têm orientações dos instrutores - Foto: Ascom

Usuários do Cadastro Único estão se qualificando profissionalmente, desde o mês de junho, através dos cursos ofertados pela Secretaria de Assistência Social (Semas) e realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em outubro, os jovens estarão formados e qualificados para o mercado de trabalho.

De acordo com Pedro Galdino, instrutor do curso de Construção Civil, os alunos apreendem todas as técnicas necessárias para trabalhar em uma obra. “Eles estão recebendo as técnicas de pintura de superfície, como lixar uma parede, como fazer o acabamento de uma peça de madeira e manusear os equipamentos adequados utilizados em uma construção. A gente também incentiva e motiva a fazer serviços em casa para que eles possam pegar a desenvoltura naquela área”, afirmou Pedro.

Wallice Berto é aluno do curso de Pintor de Obras e falou da emoção de fazer um curso profissionalizante ofertado. “Esse curso está sendo muito importante para mim, sou muito grato pela oportunidade que me deram. Quando entrei aqui, eu não sabia de nada. Hoje, eu sei utilizar máquinas, pintar uma parede ou um carrinho de mão, por exemplo. Estou preparado para trabalhar em qualquer construção”, comemorou o aluno.

Mari Rose, de 27 anos, é umas das mulheres do curso e se sente privilegiada de fazer algo que sempre quis. “O professor tem dado dicas importantes para o nosso aprendizado, vou sair daqui preparada para o mercado de trabalho. Eu sempre quis trabalhar na área da construção civil. Quando surgiu a oportunidade do curso, eu corri para fazer minha inscrição. Hoje, estou superando as minhas expectativas”, afirmou a aluna.

No próximo mês, as turmas dos cursos de padeiro, pedreiro, encanador e pintor de obras vão se formar. “A Secretaria tem dado toda a devida importância ao público do CadÚnico. Sabemos que a capacitação é de extrema importância para romper os ciclos de vulnerabilidade e para que os usuários entrem ou sejam reinseridos no mercado de trabalho. Estamos formando mais turmas no próximo mês e estamos muito felizes pelo impacto positivo na vida dessas pessoas”, afirmou Aline Pedrosa diretora de Proteção Social Básica da Semas.

Ao todo, foram ofertadas 100 vagas. Os alunos recebem material didático, auxílio-transporte, alimentação e certificado do Senai no final do curso. Em breve mais dez turmas serão ofertadas.

Para se inscrever nos cursos profissionalizantes é necessário ser inscrito no CadÚnico de Maceió com renda familiar de até R$ 178,00 por pessoa. Além disso, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cursando a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.