Fiscais orientam comerciantes do Canaã e Ouro Preto sobre normas sanitárias
Programa visa uma aproximação com a comunidade e leva orientações sobre Alvará Sanitário e outras normas sanitárias

Com o intuito de levar orientações educativas itinerantes aos comerciantes da capital, a Vigilância Sanitária de Maceió esteve visitando, nesta sexta-feira (10), diversos estabelecimentos dos bairros do Canaã e Ouro Preto. A ação faz parte do programa “Vigilância Sanitária na Comunidade”, lançado no dia 21 de junho deste ano.
Os fiscais da Vigilância passaram nos empreendimentos que prestam assistência à saúde da população, como clínicas odontológicas e farmácias, e também em serviços de alimentação, como avícolas e açougues, para fazer uma busca ativa nestes empreendimentos e saber se possuem o Alvará Sanitário – documento que garante que as condições de higiene básicas do local para a saúde do cliente foram observadas pelo órgão.
A fiscal Rosilene de Lima coordenou a ação e destacou que o principal objetivo da Vigilância Sanitária é levar orientações por meio de ações educativas. “Muitos enxergam a Vigilância como um órgão punitivo, mas não é bem assim. Nossa prioridade é lavar ações educativas à população. E o programa objetiva estar perto da população para levar orientações aos seguimentos e tirarmos as dúvidas dos comerciantes em relação ao alvará sanitário, boas práticas de manipulação, sobre a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que é o CNAC, e outras dúvidas que possam surgir”, afirma.
Como solicitar o Alvará Sanitário
Para solicitar o alvará sanitário, a população pode acessar o portal Slim Maceió: https://slim.maceio.al.gov.br/. O Slim Maceió um portal de licenciamento integrado do município de Maceió, voltado aos empreendedores e empresários de qualquer porte para emissão das licenças, sanitária e ambiental, necessárias para o exercício de atividades econômicas. A ferramenta busca proporcionar facilidade, agilidade e desburocratização aos processos de licenciamento para o funcionamento de empresas no Município.
“Antes o comerciante tinha que ir à sede da Vigilância Sanitária e dar entrada ao processo de solicitação do alvará. Hoje em dia, o processo é todo online, o que facilita e agiliza o processo. No entanto, muita gente ainda não sabe dessas mudanças”, explica Rosilene.
Na solicitação, é preciso preencher os dados solicitados, fazer o upload da documentação exigida e concordar com os Termos de Ciência e Responsabilidade. As licenças serão emitidas automaticamente, sem a necessidade de vistoria prévia. Em alguns casos, após a inclusão das documentações necessárias, o processo passará por uma análise técnica e vistoria prévia. Todo o trâmite poderá ser acompanhado de forma online e, ao final, as licenças serão emitidas pelo sistema e poderão ser impressas pelo próprio requerente, com intuito de garantir transparência e sustentabilidade ao processo.
O programa
O programa “Vigilância Sanitária na Comunidade” foi lançado no dia 21 de Junho e visa desenvolver um trabalho próximo à população por meio de ações educativas itinerantes em todas as regiões de Maceió. As operações buscam orientar os comerciantes em relação às normas sanitárias, alvará sanitário e tirar demais dúvidas deste público.
Os bairros do Clima bom, Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Tabuleiro do Martins, Graciliano Ramos e Santos Dumont já receberam as equipes do programa. Ao todo, os fiscais atuarão em 27 bairros de Maceió.
Disque denúncia
A Vigilância Sanitária realiza operações regulares e a população também pode contribuir com o trabalho de fiscalização dos estabelecimentos comerciais. Para isso, o órgão dispõe do Disque Denúncia, que funciona por meio do número 3312-5495. Pelo telefone, é possível solicitar a inspeção dos estabelecimentos que apresentem irregularidades sanitárias no município.
Últimas notícias

Prefeitura realiza ação informativa sobre direitos de mulheres pacientes com câncer

Prefeitura de Arapiraca realiza 5ª entrega de enxovais do projeto “Mãe Arapiraquense” nesta quinta (23)

Junqueiro sedia o Festival “Fique Leve” e recebe usuários do CAPS de toda a região

Suspeito de atirar em motociclista durante briga de trânsito em Penedo é indiciado pela Polícia Civil

Caso Maria Katharina: Justiça revoga prisão de pai da criança encontrada morta em estábulo
![[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes](https://img.7segundos.com.br/wQNu4mzCv0ASH9TbT1KGVz2zy-Y=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1de2da43-9033-426f-a2c8-fb2ed70f3d87.jpeg)
[Vídeo] Deputado Leonam resgata cavalo vítima de maus-tratos no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
