Hemoal promove coleta de sangue na Gruta de Lourdes
Ação ocorre nesta terça-feira (14), até às 16h
Com apenas 50% do estoque de sangue necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió, promove coleta de sangue na Clínica CID Saúde, situada no estacionamento do Supermercado Big Bompreço da Gruta de Lourdes.
A ação acontece nesta terça-feira (14), até às 16h e tem como propósito estabilizar o estoque do órgão, que dispõe de 151 bolsas de sangue, mas deveria dispor de, no mínimo, 300.
Através da coleta externa, serão captadas bolsas de sangue para atender a demanda transfusional das 56 cidades I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba.
Com a iniciativa, o Hemoal Maceió facilita o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue e não podem se deslocar até a sede do Hemoal Maceió, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche.
Exigências – Para se candidatar à doação de sangue, além de estar usando máscara e portando um documento de identificação com foto, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
Caso seja menor de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. E para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.
No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impossibilitadas permanentemente.
Com relação aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem realizar a doação.
De acordo com portaria do MS, os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.
Veja também
Últimas notícias
Com menos de cinco mil habitantes, cidade alagoana prevê sete milhões para eventos
Indicadores estaduais puxam para baixo desempenho de Maceió no IPS Brasil
Presidente de associação é encontrado morto em assentamento de Joaquim Gomes
Helicóptero cai no Rio de Janeiro e mata quatro pessoas
Delmiro Gouveia registra dois acidentes com motocicletas em menos de uma hora
São Sebastião abre inscrições para 240 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
