Guardas municipais de Maceió passam por capacitação em segurança patrimonial
Curso tem carga horária de 32h; participam 20 agentes que atuam em postos fixos da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está promovendo uma capacitação em segurança patrimonial para os guardas municipais de Maceió alocados em postos fixos da Prefeitura. O curso teve início nesta segunda-feira (13), na Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoal da Prefeitura de Maceió, no bairro do Farol, e terá duração de quatro dias. Objetivo é garantir, cada vez mais, a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelos servidores à população.
No primeiro dia, os agentes de segurança passaram por noções de legislação e relações interpessoais. O guarda municipal Charles Henrique, instrutor da disciplina Legislação 1, explicou que a matéria aborda as competências e atribuições da Guarda diante das leis nº 13.022, nº 13.675 e das últimas decisões do STF, que determinam que a Guarda Municipal tem poder de polícia e que é um órgão integrante do Sistema Único de Segurança Pública.
“Ainda existem muitas dúvidas sobre a legislação, por isso a importância dos servidores estarem sempre atualizando os conhecimentos. A capacitação tem por base a legislação brasileira desde a Constituição até as leis mais recentes. Agora, esses servidores poderão aplicar o que aprendem no dia a dia com embasamento”, completou Charles.
Durante a parte prática, os agentes de segurança puderam aprimorar as técnicas de imobilização, condução e uso de algema. As aulas de Treinamento Físico, Técnico-Tático de Confronto Corporal foram ministradas pelo guarda municipal Irã Candido, que apresentou técnicas de defesa pessoal em sua rotina de trabalho.
“Os participantes treinaram noções básicas e específicas que são pertinentes aos guardas municipais. Também abordamos situações que podem ocorrer no dia a dia. Dessa forma, eles agora estão capacitados com todas as técnicas e táticas para promover não só a sua segurança, mas de todos”, disse Irã.
Os agentes de segurança também tiverem treinamento de uso progressivo da força, postura adequada, técnicas de guardas e técnicas de defesa. Os demais assuntos abordados durante o curso são voltados para Atendimento Pré-Hospitalar (APH), com táticas de socorro em situações de combate policial. Temas como ética, cidadania e técnicas de uso de rádio comunicador também foram apresentadas.
Últimas notícias

Festa de casamento em área protegida desrespeita regras ambientais em Japaratinga

Penedo registra crescimento na abertura de novas empresas, aponta Juceal

Moradores se revoltam com sequestro de recém-nascida e bloqueiam BR-101, em Novo Lino

WhatsApp caiu? Usuários relatam problemas no aplicativo; entenda

Prefeitura de Maceió amplia combate ao descarte irregular de lixo com sete Ecopontos

Homem contesta paternidade de filho com garota de programa em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
