Maceió lidera ranking das capitais com maior eficiência vacinal contra a Covid-19
Estrutura montada garante celeridade na aplicação das vacinas, além de outras estratégias que dinamizam fluxo de atendimento
Maceió é líder entre as capitais brasileiras com maior eficiência na vacinação, conforme ranking do portal LocalizaSUS. Com 96,9% de aplicação das doses recebidas, a capital alagoana assume o topo do marcador, com folga de quase três pontos sobre Manaus-AM (93,8%), segundo colocado; e 3,3 pontos acima de São Paulo-SP (93,3%), em terceiro lugar.
O levantamento mostra a eficácia da logística montada pela Prefeitura de Maceió desde o início da campanha de vacinação. O destaque vai para a estrutura dos oito pontos fixos instalados em locais com capacidade para a circulação diária de grande quantidade de pessoas, além de estratégias como o Corujão da Vacina, que estende o horário em quatro pontos de atendimento até as 21h, garantindo maior acesso da vacina à população trabalhadora.
“Desde o início da vacinação, Maceió pontua entre as capitais com melhor desempenho em vacinação contra a Covid-19. O modelo de excelência que a Prefeitura desenvolveu é destaque nacional porque Maceió não guarda vacina. Temos o Corujão, com plantão de vacinação das 9h às 21h de terça a sábado em quatro pontos, e quando chegam novas doses, adiantamos o calendário e convocamos novos públicos. Dessa forma, seguimos avançando com a segurança sanitária da população”, explica o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.
Uma das iniciativas para melhorar o fluxo de atendimento nos pontos de vacinação é o filômetro, ferramenta que permite à população identificar os locais com o melhor fluxo antes mesmo de sair de casa, podendo optar por aquele ponto com as menores filas.
“A ferramenta foi mais uma iniciativa da Prefeitura para reduzir as filas e otimizar o fluxo de atendimento nos pontos de vacinação, melhorando a administração do tempo das pessoas que vão se vacinar. Ao acessar, as pessoas recebem a informação direto dos pontos de vacinação e podem se dirigir àquele onde as filas estão menores”, informa o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.
Vacinação itinerante
Além da estrutura própria montada para acelerar o fluxo da vacinação, Maceió também se antecipou à estratégia da vacinação itinerante, tendo sido a primeira cidade da América Latina a receber o Ônibus da Vacina, parceria firmada pela Prefeitura com a Cruz Vermelha e apoio financeiro da Mercedes-Benz e do Governo da Alemanha. Em sua passagem pela cidade, a unidade itinerante esteve em mais de 30 localidades, entre 9 de junho e e 22 de julho, resultando na vacinação de 12.317 pessoas de diferentes regiões da cidade.
No encerramento das atividades da unidade em Maceió, a secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, ressaltou a relevância da parceria. “Atingimos nosso objetivo, que é acelerar a vacinação da população. Os heróis da saúde merecem os nossos agradecimentos, pois se dedicam à tarefa de imunizar a população de forma célere e competente”, afirma.
Com a logística desenvolvida, Maceió atingiu o percentual de 43,5% de pessoas imunizadas com as duas doses ou com a vacina de dose única e 84,2% de pessoas com pelo menos uma dose da vacina. Com isso, o total é de 1.003.972 de doses aplicadas, sendo 673.804 de primeira dose, 314.252 de segunda dose e 15.916 de dose única.
Últimas notícias
Alagoas registra crescimento de 75% no turismo internacional em plataforma de viagens
Renan Filho evita comentar possível embate contra Alfredo Gaspar nas eleições; veja reação
Cibele Moura propõe projeto de educação contra violência doméstica nas escolas de Alagoas
Polícia Militar apreende quatro armas e drogas durante operações no interior
Bebê com cardiopatia toma banho de sol pela 1ª vez no Hospital da Criança
Laudo do IML descarta conjunção carnal em denúncia de abuso em escola de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
