Alagoas é o estado que mais reduz dívidas, aponta boletim do Tesouro Nacional
Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais foi publicado na quarta-feira
O boletim de Finanças dos Entes Subnacionais 2021, desenvolvido pela secretaria do Tesouro Nacional, apontou que Alagoas é o estado que mais reduziu suas dívidas entre o ano de 2019 e 2020. A pesquisa foi publicada na quarta-feira (15).
Através do Twitter, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, comemorou os números. De acordo com ele, desde 2015, a pasta tem diminuído gastos, aumentando receitas, negociando e pagando dívidas.
“Destaco que desde 2018 saímos do regime especial de precatórios e não temos mais nada de estoque. Criamos uma câmara de negociação na Procuradoria Geral, que vem fazendo negociações antes de virar precatórios, reduzindo débitos e dando previsibilidade fiscal. Isso se chama gestão de passivos”, explicou.
Além disso, Alagoas recebeu nota B no boletim de finanças. A nota, que vai de A até D, é calculada com base na dívida, na poupança e na quantidade de dinheiro em caixa para honrar as obrigações. Entes que possuem notas A ou B ficam permitidos a receber garantia da União para novos empréstimos.
O boletim tem o objetivo de aumentar a transparência e fomentar discussões acerca das finanças dos Estados e Municípios. O documento traz dados e análises sobre as principais informações fiscais, bem como as notas para a Capacidade de Pagamento (Capag) dos entes.

Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
