Economia

Alagoas é o estado que mais reduz dívidas, aponta boletim do Tesouro Nacional

Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais foi publicado na quarta-feira

Por 7Segundos 17/09/2021 10h10 - Atualizado em 17/09/2021 11h11
Alagoas é o estado que mais reduz dívidas, aponta boletim do Tesouro Nacional
Secretário estadual da Fazenda, George Santoro - Foto: Assessoria

O boletim de Finanças dos Entes Subnacionais 2021, desenvolvido pela secretaria do Tesouro Nacional, apontou que Alagoas é o estado que mais reduziu suas dívidas entre o ano de 2019 e 2020. A pesquisa foi publicada na quarta-feira (15).

Através do Twitter, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, comemorou os números. De acordo com ele, desde 2015, a pasta tem diminuído gastos, aumentando receitas, negociando e pagando dívidas.

“Destaco que desde 2018 saímos do regime especial de precatórios e não temos mais nada de estoque. Criamos uma câmara de negociação na Procuradoria Geral, que vem fazendo negociações antes de virar precatórios, reduzindo débitos e dando previsibilidade fiscal. Isso se chama gestão de passivos”, explicou.

Além disso, Alagoas recebeu nota B no boletim de finanças. A nota, que vai de A até D, é calculada com base na dívida, na poupança e na quantidade de dinheiro em caixa para honrar as obrigações. Entes que possuem notas A ou B ficam permitidos a receber garantia da União para novos empréstimos.

O boletim tem o objetivo de aumentar a transparência e fomentar discussões acerca das finanças dos Estados e Municípios. O documento traz dados e análises sobre as principais informações fiscais, bem como as notas para a Capacidade de Pagamento (Capag) dos entes.