Renan Filho inaugura a 5ª UPA de Maceió na próxima segunda-feira (20)
Unidade foi construída com recursos próprios e faz parte do conjunto de 10 hospitais
O governador Renan Filho (MDB) e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres vão inaugurar, na próxima segunda-feira (20), a partir das 10h, mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A quinta unidade construída em Maceió pelo Governo do Estado, com recursos próprios, está localizada no conjunto Santa Maria, no bairro Cidade Universitária.
A nova UPA tem capacidade para atender 10.500 usuários por mês, recebeu um investimento de R$ 6,4 milhões e seu funcionamento também será custeado pelo Governo do Estado. Junto às outras quatro UPAs já entregues pelo Estado na capital alagoana e aos cinco hospitais inaugurados pelo Governo de Alagoas nos últimos dois anos, a unidade do Cidade Universitária vai contribuir para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE).
No próximo mês, o Governo entregará a sexta UPA de Maceió, no bairro de Jaraguá, segundo anunciou o governador Renan Filho em visita às obras na última semana. Outras duas estão sendo construídas na capital e em Arapiraca, além de mais cinco hospitais – até 2022, Alagoas terá dez novos hospitais estaduais de grande porte.
“O Governo do Estado entregou quatro UPAs e está fazendo mais três: essa do Jaraguá, uma outra no Cidade Universitária, na parte alta da capital, e uma terceira nas imediações da orla lagunar, na Chã da Jaqueira, de maneira que atenderemos toda a capital”, disse Renan Filho durante a inspeção.
Referência em clínica geral, ortopedia, pediatria e odontologia, a UPA do Cidade Universitária é do tipo III: terá 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, e vai contar com serviço de classificação de risco, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de Raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização.
O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, destacou a conquista para a Saúde Pública no âmbito estadual: “Estamos realizando um grande esforço para ampliar a rede de atendimento hospitalar e pré-hospitalar em Alagoas. Com mais UPAs, os alagoanos terão mais portas de urgências em localidades estratégicas”.
Sobre as UPAs
Maceió conta com as UPAs do Jacintinho e do Tabuleiro do Martins construídas integralmente com recursos próprios do Governo do Estado. A capital tem, ainda, as UPAs do Trapiche e do Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população. Também serão inauguradas, além da unidade do Cidade Universitária, as UPAs do Jaraguá e de Chã da Jaqueira em Maceió, e a UPA de Arapiraca, no Agreste, todas construídas com recursos próprios do Governo de Alagoas.
Últimas notícias
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Homem é baleado em tentativa de homicídio na feirinha do Santa Luzia, em Penedo
Homem de 26 anos é assassinado a tiros em via pública no Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos
Carro capota próximo ao Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
