Serviços

Mercado do Benedito Bentes recebe intervenções e instaura nova realidade para feirantes e população

Mercado foi fundado em 1987 mas, segundo permissionário, o lugar estava abandonado pelo poder público

Por Secom Maceió 20/09/2021 18h06
Mercado do Benedito Bentes recebe intervenções e instaura nova realidade para feirantes e população
Mercado Público do Benedito Bentes tem recebido atenção especial para ampliar os cuidados tanto para os feirantes quanto aos consumidores - Foto: Gabriel Moreira

Mutirões de higienização, limpeza nas galerias de dejetos, reparos no piso e ordenamento do estacionamento, já oferecem uma nova realidade para o Mercado Público do Benedito Bentes. Essas são intervenções iniciais desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). As obras estruturais e de expansão estão em fase de planejamento e devem ser executadas ainda este ano.

O feirante Marcelo da Silva está no Mercado do Benedito deste 1988, quando ainda criança acompanhava o pai, o senhor Manoel – pioneiro no Mercado do Benedito Bentes. Sua experiência o possibilita construir um diagnóstico dos problemas históricos da feira em que trabalha.

“Nós temos muitas histórias para contar, conhecemos bem esse Mercado, pois estamos aqui desde a época da sua fundação. E uma coisa é certa: essa gestão escuta a gente, estão sempre aqui, querem saber quais são as nossas queixas e atendem no que for preciso. Desse jeito nos sentimos seguros, por estarmos comandados por pessoas que se importam com a gente”, disse o feirante.

Nos intervalos, entre um cliente e outro, ele fala dos benefícios das ações realizadas pela equipe da Prefeitura.

“Nosso Mercado é um dos mais importantes do Município. Mas ele estava abandonado. Agora, ele está sendo melhor cuidado. Está ganhado mais visibilidade e melhorando a segurança, após a organização que a Prefeitura está fazendo no estacionamento. Antes, com as barracas irregulares prejudicavam o fluxo, a visualização e a segurança do nosso Mercado”, defende Marcelo da Silva.

Carlos Ronalsa, secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, destaca que a ação de ordenamento cumpre o papel de iniciar o planejamento que trará melhorias aos mercados públicos. Ações parecidas também estão sendo executadas nas outras feiras livres espalhadas pela cidade.

“A intenção é melhorar o espaço, por isso, estamos promovendo uma maior organização e fluidez, para tornar a área atrativa para os feirantes e consumidores”, informou o secretário.

De acordo com Nivaldo Júnior, diretor de abastecimento da Semtabes, toda ação é desenvolvida em diálogo com os permissionários, que apresentam suas demandas e são avaliadas e atendidas pelo setor de planejamento do órgão.

“O ordenamento do estacionamento era um pleito antigo dos feirantes. Após reuniões com eles, estamos organizando essas barracas em um único espaço, liberando o estacionamento para os frequentadores. Muitas pessoas que passavam lá diariamente não conseguiam ver que ali existe um Mercado Público. Essa ação, sem dúvida, deve atrair mais consumidores para o Mercado do Benedito Bentes”, explicou o diretor de Abastecimento da Semtabes, Nivaldo Júnior.